Alvenaria
- Mencionar pelo menos seis materiais usados por pedreiros na edificação de paredes ou construções.
- Demonstrar habilidade para usar corretamente o prumo, nível, colher de pedreiro e martelo de pedreiro.
- Demonstrar conhecimento sobre as características do cimento usado na cons-trução (saber como evitar que fique ralo, que tenha rachaduras, que encolha ou esfarele).
- Fazer argamassa e explicar a proporção adequada dos ingredientes (cal, areia, etc.)
- Construir um muro reto de pedras, tijolos ou blocos, de pelo menos 1,20m de altura, e 3 metros de comprimento. O muro deve ter um canto (esquina). A superfície deve ser alisada.
- Fazer um degrau bem nivelado, usando cimento misturado por você mesmo, e os reforços apropriados.
- Fazer as fôrmas, e fazer um pedaço de calçada ou chão de concreto, usando cimento comprado pronto. Faça o acabamento e verifique se ficou bem nivelado.
- Escrever um parágrafo descrevendo o comportamento do cimento: o que é, sua reação à água, suas qualidades adesivas, quanto tempo demora para secar, etc.
Barbearia
- Passar um mínimo de cinco horas observando um barbeiro/cabeleireiro enquanto este trabalha.
- Mencionar três cuidados essenciais no tratamento de cabelos.
- Demonstrar a habilidade de afiar uma navalha corretamente.
- Demonstrar a habilidade de lavar cabelos com shampoo corretamente.
- Ser capaz de explicar e demonstrar pelo menos dois métodos de cortar cabelos.
- Explicar e demonstrar o propósito de pelo menos dois tipos diferentes de pentes usados em cortes de cabelos.
- Explicar e demonstrar o propósito de dois tipos diferentes de tesouras.
- Explicar e demonstrar pelo menos dois propósitos para o uso da máquina de cortar cabelo.
- Escrever uma redação de 500 palavras sobre o que você aprendeu durante seu estágio na barbearia ou cabeleireiro.
Carpintaria
- Demonstrar a maneira apropriada de pregar, assentar e dobrar um prego, e arrancá-lo com martelo de orelhas.
- Demonstrar como usar as seguintes ferramentas:
- esquadria e caixa de corte
- serra circular
- serrote
- plaina
- esquadro
- jogo de pregos
- nível
- prumo
- Fazer um retângulo pelo uso do 6, 8, 10 e provar por sua diagonal.
- Descrever o uso e distinguir entre seis diferentes tipos de pregos.
- Construir um dos objetos a seguir, com tamanho mínimo de 1,20m por 1,20m:
- armário de ferramentas
- casa de bonecas
- casa de cachorro
Colocação de Papel de Parede
- Demonstrar o preparo adequado de uma parede para colocação de papel de parede.
- Explicar como prender o papel de parede. Descrever pelo menos dois métodos. Usar um método para colocar papel de parede em pelo menos duas paredes de uma casa – quarto, sala, etc. Demonstrar como encaixar bem o dese-nho do papel de parede.
- Explicar como escolher adequadamente desenhos e combinações de papel de parede para os seguintes cômodos:
- sala de estar
- sala de jantar
- quarto
- banheiro
- cozinha
- sala de jogos
- depósito
- igreja
Comunicações
- Escolher uma das atividades a seguir:
- Enviar e receber pelo Código Morse internacional, ao ritmo de 3 palavras por minuto, usando uma chave, lanterna, apito, espelho ou buzina. (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
- Enviar e receber pelo código de sinalização com bandeiras, ao ritmo de 7 palavras por minuto, usando as bandeiras apropriadas. (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
- Enviar e receber pelo Código Morse internacional, ao ritmo de 3 palavras por minuto, usando bandeirolas (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
Comunicações – Nível Avançado
- Escolher uma das atividades a seguir:
- Enviar e receber pelo Código Morse internacional, ao ritmo de 8 palavras por minuto, usando uma chave, lanterna, apito, espelho ou buzina. (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
- Enviar e receber pelo código de sinalização com bandeiras, ao ritmo de 12 palavras por minuto, usando as bandeiras apropriadas. (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
- Enviar e receber pelo Código Morse internacional, ao ritmo de 8 palavras por minuto, usando bandeirolas (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras.)
Conserto de Sapatos
- Mencionar pelo menos cinco partes essenciais de um sapato, e explicar suas utilidades.
- Citar três diferentes tipos de solado de sapato. Qual o mais fácil para consertar?
- Encerar uma linha, e com duas agulhas ou pontas enceradas, conserte um par de sapatos que esteja esgarçado. Use o método de ponto duplo para costurar o couro.
- Fazer um molde de papel para meia-sola, e usá-lo para cortar meias-solas de couro ou composição de borracha para um par de sapatos.
- Fazer meia-sola de um par de sapatos fixando-a com pregos de sapateiro, certificando-se de que são do comprimento adequado.
- Encaixar e prender um par de saltos de borracha.
- Que tipo de couro deveria ser usado para consertar solas de sapatos? Como, geralmente, é curtido este tipo de couro?
- Especificar pelo menos três fatores que deveriam ser levados em consideração na seleção de sapatos.
- Escrever ou apresentar aos examinadores, os métodos apropriados de limpar e cuidar dos sapatos.
Contabilidade I
- Montar um orçamento familiar e manter um relatório preciso de entradas e saídas durante seis meses (desbravadores mais jovens podem fazer isto em conjunto com os pais); os garotos e garotas que vivem em fazendas, podem fazer relatórios ligados à agricultura, la-ticínios ou gado.
- Manter um orçamento pessoal e relatório de entrada e saída de dinheiro durante pelo menos seis meses.
- Demonstrar habilidade para preencher e endossar cheques, preencher recibos, fazer notas e extratos mensais, relatórios de despesas, relatórios de quilometragem, e calcular juros. (Pode-se encontrar manuais de métodos gerais de contabilidade a preços baixos.)
Contablilidade II

Completar um curso de segundo grau ou faculdade em contabilidade, ou preencher as exigências a seguir:
- Demonstrar transações necessárias para a aquisição ou depósito de ativos, e aquisição ou venda de passivos. Demonstrar as transações necessárias para fechar um balanço de rendimentos e despesas no final do ano.
- Ser capaz de classificar corretamente itens de um balanço com ativos de curto e longo prazo, passivos de curto e longo prazo, e lucro líquido.
- Ser capaz de escrever um extrato de rendimentos a partir de um balancete.
- Ser capaz de encaixar as informações de um extrato de banco e canhotos de cheques em contas correntes, incluindo depósitos que ainda não caíram na conta, taxas de serviços, juros e cheques que ainda não foram depositados.
Datilografia
- Demonstrar como limpar, datilografar corretamente e trocar a fita de uma máquina de datilografia.
- Saber a diferença entre uma fita de tecido e de carbono.
- Identificar as seguintes partes de uma máquina de datilografia, e conhecer suas funções:
- armação
- teclado
- tecla de espaço
- tecla de retrocesso
- tecla de mudança
- rolo de impressão
- mesa para papel
- fixadores de papel
- espaçadores de linha
- fita
- regulador de margens
- alavanca de carro livre
- alavanca para desprender papel
- botão de rolo livre
- Saber como fazer a tabulação. Datilografar uma página usando tabulação, com pelo menos 4 colunas.
- Demonstrar como fazer letras em itálico e negrito.
- Demonstrar como centralizar o texto horizontal e verticalmente.
- Datilografar um texto desconhecido à velocidade de 200 toques por minuto (mínimo), durante cinco minutos, com não mais que 5 erros.
Eletricidade
- Ser capaz de explicar e ilustrar um experimento através do qual as leis de atração e repulsão elétricas são demonstradas.
- Explicar a diferença entre correntes contínua e alternada, e demonstrar as utilidades de cada uma. Apresentar um método para determinar que tipo de fluxo tem certo circuito.
- Fazer um eletroimã simples, ou ligar uma campainha ou lâmpada a uma bateria, usando um interruptor em linha.
- Montar e colocar para funcionar um motor elétrico simples, a partir de um kit, ou desmontar um motor elétrico e identificar as partes e explicar como funcionam.
- Ser capaz de construir uma bateria elétrica.
- Demonstrar habilidade para substituir fusíveis ou rearmar disjuntores, e mostrar a forma correta de emendar fios elétricos.
- Mostrar como resgatar uma pessoa em contato com corrente elétrica, e ter co-nhecimento dos métodos de reavivar uma pessoa após um choque.
- Fazer um diagrama do sistema de iluminação de um automóvel.
- Fazer um diagrama que mostre que lâmpadas, interruptores e tomadas são controlados por cada fusível ou disjuntor em uma casa.
- Ler um medidor (relógio) de eletricidade corretamente, e computar a conta de luz de uma residência com as taxas cobradas em sua região.
Encadernação
- Identificar os seguintes termos:
- miolo
- guardas
- brochuras
- folha de rosto
- dorso
- assinatura
- capa dura
- Descrever a diferença entre os seguintes métodos de encadernação:
- lombada grampo a cavalo
- capa dura
- lombada quadrada
- lombada costurada
- lombada com cola quente
- espiral
- Realizar o seguinte:
- Encadernar um “manuscrito” de um caderno só.
- Encadernar um livro em branco, usando pelo menos quatro cadernos.
- Demonstrar a maneira correta de agrupar novas encadernações.
- Fazer capa para seu livro de pelo menos quatro cadernos.
- Identificar e descrever as utilidades das seguintes ferramentas de encadernação:
- máquina de costura de caderno
- máquina de lombada quadrada
- furadores
- Definir a diferença de peso de papel em relação a uma resma de papel.
- Descrever a cor e as propriedades de dois tipos de adesivos usados no processo de encadernação, e onde são usados:
- cola quente
- cola de resina
- Conhecer e relacionar os cinco principais estágios da encadernação à mão.
- preparação dos cadernos
- costura dos cadernos
- cola
- fixação das capas
- corte final
Evangelismo
- Estar, no mínimo, na oitava série.
- Fazer as seguintes visitas com o pastor de sua igreja: acompanhar um estudo bíblico, visi-tar um doente no hospital e um membro da igreja.
- Planejar com o pastor para assistir uma reunião da comissão da igreja. Fazer um relatório escrito do que observou na reunião.
- Relacionar cada estágio da organização da igreja, do membro até a Conferência Geral, e saber como cada um relaciona-se com o outro.
- Descobrir que tipos de despesas sua igreja tem, e qual porcentagem do orçamento é usada para cobrir estes gastos.
- Escrever um relatório de uma entrevista com o pastor de sua igreja, na qual lhe fará as seguintes perguntas:
- Fazer duas das seguintes atividades:
- Qual é sua rotina diária?
- Qual é sua rotina semanal?
- Que formação é necessária para ser um pastor?
- Que cursos, além de teologia, complementariam a formação de um pastor?
- De que fonte provém o salário do pastor?
- Qual a parte mais gratificante de seu ministério?
- Qual é a parte mais difícil de seu ministério?
- Como soube que Deus o chamara para o ministério?
- Como eu poderia saber se Deus está me chamando para o ministério?
- Como você ganha almas?
- Como o evangelismo entra na área de ganhar almas?
- Que conselhos daria a alguém que estivesse pensando em tornar-se um ministro?
Comparar o número de presentes em cada um dos assuntos apresentados.
Comparar o número de presentes naquela noite, com as outras noites da semana.
Comparar o número de presentes naquela noite, com as outras noites da semana.
Para sua escolha dos itens acima, é necessário longo período de preparação. Em alguns casos, será necessário memorizar o que se vai falar. Não é permitido ler durante todo um momento devocional.
- Através do estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, aprender como Jesus tratava as multidões que O procuravam.
- Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal, durante pelo menos seis meses.
Hidráulica
- Fazer um diagrama mostrando o sistema de encanamento de uma casa de quatro cômodos, incluindo saídas de água para a cozinha, banheiro e área de serviço.
- Apresentar dois pedaços de cano de ferro que você tenha emendado da maneira correta e com materiais apropriados.
- Apresentar um cano de plástico (PVC), ferro ou cobre e explicar como consertar os três.
- Demonstrar habilidade para consertar uma torneira de pia que apresente vazamento, e trocar ou consertar a válvula de fluxo do vaso sanitário.
- Descrever o sistema de drenagem adequado para a casa do item 1, e explicar como se usam os sifões e a ventilação.
- Ter um conhecimento do sistema de água quente e fria de uma casa.
- Fazer um diagrama de aquecimento de água utilizando a energia solar.
Informática
- Escrever uma redação de 200 palavras, ou fazer uma apresentação oral sobre a história dos computadores.
- Qual é a definição dos termos a seguir:
- hardware
- software
- disquete
- disco rígido (HD)
- mainframe (grande porte)
- PC
- Notebook / laptop
- ROM
- RAM
- alfanumérico
- CPU
- placa mãe
- cursor
- porta
- programa
- DOS ou OS
- CD Rom
- Quais são as técnicas adequadas para manusear e guardar discos (CDs, disquetes, etc.)?
- Descrever a função e demonstrar os seguintes componentes de um computador pessoal (PC):
- teclado
- monitor
- impressora
- CPU
- winchester ou HD
- Saber as diferenças de usos entre as impressoras a seguir:
- Qualidade Carta
- Matricial
- Laser
- Plotter
- Jato de tinta
- Térmica
- Demonstrar ou descrever como proteger um computador da poeira, sujeira, eletricidade estática, quedas e oscilações de energia, ou outros fatores que podem danificar um computador.
- Mencionar pelo menos quatro dispositivos de entrada para computadores.
- O que significa fazer uma cópia de segurança (backup) de um disquete ou arquivo? Por que é importante fazer isto?
- O que é manutenção preventiva num computador? Por que é importante fazer isto?
- Inicializar o computador, carregar e utilizar um software para ser usado num computador. (Jogos não contam.)
- Explicar as várias maneiras como uma pessoa ou família podem utilizar um computador pessoal para outros propósitos além de jogos.
Informática – Nível Avançado
- Completar a especialidade Informática.
- Qual a definição dos seguintes termos:
- Taxa de Bauds (Baud rate)
- Chave seletora (Dip switch)
- Banco de dados
- Processamento de texto
- Nanosegundo
- DOS
- Modem interno
- Modem externo
- Periférico
- Ausência do disco rígido
- Um “K” de memória
- Protetor de tela
- Byte
- Scanner
- Fonte
- Qual o trabalho dos seguintes profissionais ligados à informática:
- Operador
- Digitador
- Programador
- Analista de sistemas
- Consultor
- Como se pode determinar quando o computador está lendo ou gravando num disquete ou no disco rígido? Que precauções devem ser tomadas enquanto o computador realiza esta tarefa?
- Qual a diferença entre comunicação serial e paralela?
- O que significa um computador ser compatível?
- Que diferença legal há entre programas com as seguintes designações: domínio público, shareware e copyright?
- Realizar as seguintes tarefas num computador:
- Limpar a tela do computador sem desligar em DOS.
- Demonstrar o conteúdo de um disquete na tela de um computador.
- Preparar um disquete para ser usado num drive apropriado, formatar dando-lhe o nome de “Desbravadores.”
- Repetir o item acima, mas desta vez colocar os arquivos de sistema no disquete automaticamente, no momento em que o estiver formatando.
- Demonstrar como verificar se há setores danificados num disquete ou no disco rígido.
- Renomear um arquivo.
- Copiar todo o conteúdo de um disquete para outro, fazendo uma cópia perfeita do original.
- Demonstrar que completou o item anterior com sucesso, fazendo com que o computador “compare” os dois disquetes e demonstre que não há diferença entre os mesmos.
- Demonstrar como copiar um arquivo num disco.
- Demonstrar como deletar um arquivo de um disco
- Pesquisar pelo menos quatro diferentes linguagens de computador (por exemplo, VISUAL BASIC, BASIC, PASCAL, C-C++, etc.) para descobrir por que foram desenvolvidas, e para que tipo de aplicação são utilizadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas, ou apresentar um relatório oral de três minutos.
- Demonstrar fluência no uso e operação de 3 dos seguintes programas:
- Processador de texto: Escrever e imprimir cartas para pelo menos cinco pessoas diferentes, usando o mesmo texto, mas personalizando cada uma com o nome do destinatário (que deve aparecer na carta pelo menos 3 vezes). Usar as seguintes funções do programa:
Justificar pelo lado direito
Centralizar título
Mudar margens e tamanho da página
Mover um parágrafo
Salvar - Programa de banco de dados: Fazer uma lista de pelo menos 15 pessoas, seus endereços, número de telefone, data de nascimento, e idade. Classificar a lista de forma que os nomes apareçam pela ordem alfabética, pela ordem numérica do CEP, por ordem crescente de idade, e por dia de aniversário. Imprimir cada lista.
- Programa de contabilidade:
Dar entrada numa fatura e imprimir duplicatas de contas a receber
Imprimir faturas e cheques de contas a pagar
Registrar dados e relatórios financeiros no livro de balanço - Programa de editoração de texto: Preparar três páginas de texto, com duas colunas cada, e pelo menos quatro gráficos feitos em computador, duas fontes diferentes e título.
- Programa de planilha: Demonstrar como acrescentar colunas, eliminar colunas, fazer um cálculo em determinada célula, salvar, recarregar e imprimir. Além disso, adicionar as colunas A e B, dividir a soma pela coluna C, e colocar a resposta na coluna D.
f. Programa educacional: Ensinar qualquer aluno da 1ª à 4ª séries a operar sa-tisfatoriamente um programa projetado para sua faixa etária.
- Visitar o departamento de informática de qualquer empresa, ou convidar alguém que trabalha neste departamento a visitar sua sala de aula, ou clube. Reuna, no mínimo, a seguinte informação:
- Que tipo de computadores são usados?
- Em que tipo de aplicações os computadores são usados nesta empresa?
- Os computadores estão interligados? Como?
- Como a empresa faz manutenção, mudanças e melhorias (upgrade) em seus hardware e software? Que porcentagem ou valor do orçamento da empresa é alocada para compra e manutenção de computadores?
- Que procedimentos de segurança (como a cópia de segurança, backup) são utilizados?
- Que formação é necessária e/ou útil para uma carreira na área de informática?
Jornalismo

- Descrever os elementos de um bom parágrafo de abertura, e a utilidade e importância das manchetes.
- Escrever um artigo de notícias, com pelo menos três parágrafos, usando um bom parágrafo de abertura sobre algo interessante que aconteceu em sua igreja, escola, em casa ou no Clube de Desbravadores.
- Quais os passos essenciais para se escrever uma boa história?
- Saber a diferença entre verbos ativos e passivos, e dar três exemplos comparativos.
- Escrever a um editor, solicitando uma pauta ou as linhas gerais para se contar uma história.
- Escrever uma história sobre um dos assuntos a seguir:
- Como sua família aceitou a Cristo, se o primeiro foi você, ou seus pais, seus avós, etc.
- Experiências pessoais de orações atendidas ou orientação divina.
- Um animal de estimação interessante que você teve.
- Uma experiência que teve num acampamento.
- Quando Deus tornou-se real para você como amigo e Salvador pessoal.
- A coisa mais difícil para um cristão atualmente.
- Enviar uma história ou artigo para uma publicação adventista.
- Saber como escrever uma carta de apresentação para o editor a quem vai enviar sua história ou artigo; escrever esta carta e enviá-la junto com a história ou artigo.
- Que formação é útil para quem deseja seguir a carreira em jornalismo?
- Que tipos de empregos estão à disposição para aqueles que se interessam pelo jornalismo?
Magistério
- Que formação é necessária para lecionar no:
- Primeiro Grau
- Segundo Grau
- Faculdade
- O que é recertificação?
- Por que decidiu tornar-se professor?
- Que parte do magistério mais lhe agrada?
- Que parte do magistério menos lhe agrada?
- Que tipos de preparativos faz antes de começar o ano letivo?
- Que tipo de preparativos faz antes de um dia de aulas?
- Que atividades relacionadas ao seu trabalho você faz após o horário de trabalho?
- Quais algumas qualidades de um bom professor?
- Quais as responsabilidades e deveres de um professor?
- Entreviste pelo menos dois professores com as seguintes perguntas:
- Ajudar um professor a planejar e preparar um quadro com ilustrações da matéria em sala de aula.
- Ajudar um professor a preparar material didático.
- Com a supervisão de um professor, ensinar pelo menos um aspecto de um determinado tópico a uma criança, ou a uma classe inteira.
- Pesquisar a Bíblia e o livro Educação em busca dos métodos de ensino que Jesus usava. Apresentar os resultados dessa pesquisa num relatório oral de 3 minutos.
- Se você tiver 16 anos ou menos, fazer o seguinte, no mínimo 40 minutos por semana, durante três semanas:
- Se você tiver mais de 16 anos, completar três das atividades a seguir:
- Ensinar uma classe de Escola Sabatina – crianças ou adultos – durante no mínimo seis semanas.
- Ensinar duas especialidades.
- Ajudar nos ensinamentos de uma das classes dos Desbravadores, que culmine em investidura.
- Lecionar pelo menos um ano em escola de primeiro ou segundo grau, ou faculdade.
Marcenaria
- Explicar como os processos a seguir estão relacionados ao trabalho com madeira, e como cada um deles é feito:
- cultivo de árvores
- extração
- corte de madeira
- tratamento
- cura
- aplanamento
- Coletar e classificar cinco diferentes tipos de madeira usadas no trabalho de marcenaria. Explicar as vantagens e desvantagens de cada uma.
- Relacionar as ferramentas para madeira – de mão e elétrica. Saber usá-las com segurança, bem como lidar com as mesmas de modo geral, inclusive afiar, nos casos em que isto seja necessário.
- Explicar os encaixes a seguir:
- rabo de andorinha
- espiga
- meia esquadria
- encaixe de toco
- chanfro
- Conhecer as características e saber trabalhar com o seguinte material:
- compensado
- aglomerado
- Conhecer pelo menos duas técnicas de acabamento para madeiras compensadas.
- Demonstrar a técnica apropriada de colar e fixar madeira.
- Fazer um objeto de mobília para uma casa, como uma pequena mesa, um banquinho, escrivaninha ou estante de livros. Relacionar o material necessário para o seu projeto.
- Conhecer e praticar os passos adequados para fazer o acabamento num objeto de madeira com polimento simples ou com pintura.
- Fazer dois dos seguintes:
- Fazer uma porta ou tampo com dobradiças internas.
- Fazer uma maquete de casa ou prédio com uma secção que mostre um detalhe do interior.
- Ajudar a fazer e/ou consertar brinquedos de madeira para crianças carentes.
- Fazer um projeto usando um dos encaixes mencionados no item 4
Mecânica Automotiva
- Saber ligar um carro. Explicar porque é necessário verificar periodicamente o óleo, água, combustível, pneus, freios e bateria.
- Trocar um pneu e demonstrar como consertar um furo no mesmo.
- Explicar o princípio dos motores de quatro e dois ciclos, e a diferença entre os motores a gasolina, diesel e álcool. Explicar as principais diferenças entre o sistema de carburador e o de injeção eletrônica.
- Descrever a construção de um típico motor a gasolina, e explicar resumidamente as funções das partes a seguir:
- Motor: eixo da manivela, bielas, pistões, eixo, válvulas, bomba de óleo, carburador, injetor de combustível, distribuidor da ignição, distribuidor do combustível, sistema elétrico, incluindo alternador, bateria e regulador.
- Diferença entre a transmissão comum e a automática, e como o torque do motor é transmitido em ambos os casos.
- Diferença entre carros de tração dianteira e tração traseira.
- Diferença entre o freio a disco e freio hidráulico.
- Realizar os serviços de manutenção automotiva a seguir:
- Verificar motor e nível do óleo de transmissão.
- Verificar água. Trocar fluido do ar condicionado.
- Trocar óleo do motor e filtro do óleo.
- Trocar um pneu, seguindo as medidas de segurança adequadas.
- Lubrificar o chassi de acordo com o manual do veículo.
- Com que freqüência deve-se trocar o óleo do motor, óleo da transmissão e fluído do ar condicionado?
- Apresentar algumas sugestões de cuidados do veículo, tanto interna como externamente.
Mecânica Automotiva – Nível Avançado
- Completar a especialidade Mecânica Automotiva.
- Desmontar, verificar e montar outra vez, um motor de automóvel, ou de um pequeno cami-nhão. Substituir quaisquer peças que apresentem defeito ou desgaste. Recolocar o motor no lugar, dar partida e dirigir o veículo. Manter um relato completo de tudo que foi feito no motor.
- Remover e substituir um sistema de transmissão – automático ou não.
- Reconstruir o sistema de freios de um automóvel ou pequeno caminhão, seguindo as medidas de segurança adequadas. Demonstrar o ajuste adequado de freios.
- Regular o motor, incluindo a troca de velas se for o caso.
Mecânica de Pequenos Motores
- Descrever como é e como funciona um motor de dois ciclos e um motor de 4 ciclos.
- Dar o nome das diversas partes de um motor de 2 ciclos, e explicar a função de cada uma delas.
- Relacionar os tipos de combustível usados em pequenos motores e explicar o uso de cada um.
- Demonstrar cuidado e segurança para mexer com combustível, como para estocá-lo.
- Descrever dois tipos de sistemas de ignição.
- Relacionar dois fluídos de limpeza que podem ser utilizados em pequenos motores. (Por que a gasolina é imprópria para limpeza?)
- Relacionar e explicar como funcionam três sistemas básicos de lubrificação.
- Relacionar na ordem em que devem ser dados, os passos a serem seguidos quando o motor apresenta problemas.
- Demonstrar capacidade para retificar, limpar, verificar, desmontar e montar de novo, e re-gular qualquer pequeno motor.
- Demonstrar capacidade para testar e limpar velas.
Pintura de Paredes Exteriores
- Ser capaz de reconhecer e explicar a diferença entre as tintas para paredes externas e internas.
- Explicar como preparar uma parede externa para pintura, incluindo passos como remoção da pintura velha, primeira demão de tinta, aplicação de massa corrida, acabamento, etc.
- Relacionar dez combinações de cores para pintar uma casa (se possível, usar tabela de cores de alguma marca conhecida).
- Explicar como preparar e pintar metal.
- Citar pelo menos três tipos de solventes (thinner) e explicar o uso específico de cada um.
- Demonstrar habilidade para pintar usando corretamente pincel, rolo ou spray.
- Pintar a parte externa de uma casa de pelo menos 4 cômodos (se possível, transformar esta tarefa num projeto em grupo, para ajudar alguém da igreja ou comunidade que esteja precisando deste serviço.)
Pintura de Paredes Interiores
- Explicar como preparar a madeira para receber o verniz.
- Explicar e demonstrar como preparar e dar acabamento em madeira usando as seguintes técnicas:
- clareamento
- verniz
- pintura
- Mencionar dois métodos de fazer textura em paredes.
- Em que situações se deve usar um revólver de tinta?
- Descrever os métodos adequados de limpar e cuidar de pincéis de pintura e verniz.
- Demonstrar como usar corretamente a massa corrida.
- Explicar a diferença entre tintas para pintura externas e internas.
- Fazer uma lista de 10 combinações de cores para pintura de interiores, usando tabela de cores de alguma marca conhecida. Por que cores fortes não são aconselháveis?
- Explicar a composição das seguintes tintas, e em que situações devem ser usadas:
- tinta com brilho
- tinta fosca
- tinta solúvel em água
- Pintar as partes de madeira de pelo menos quatro cômodos.
- Pintar pelo menos um cômodo inteiro.
Radioamadorismo
- Receber e enviar corretamente, não menos que cinco palavras por minuto, durante cinco minutos, usando o código (25 palavras de 5 letras no mínimo, 25 letras corretas consecutivas).
- Explicar pelo menos oito regras que regulamentam as atividades dos operadores de rádio.
- Que instrumento é usado para medir a energia elétrica? A corrente elétrica? O potencial elétrico?
- Quais as devidas abreviaturas para: Greenwich Mean Time, megaciclos, onda contínua, modulação de amplitude, modulação de freqüência, quilociclos, Eastern Standard Time?
- Dar a fórmula algébrica da Lei de Ohm’s.
- Explicar: amplificação, modulação, detecção e atenuação.
- Qual a relação entre uma freqüência fundamental e sua segunda, terceira ou quarta harmônica?
- Alguma transmissão pode ser feita sem a identificação da estação? A que intervalos a estação amadora deveria transmitir seu sinal de chamada (CQ)?
- Qual é a finalidade de: um reator do filtro? Um choque de audiofreqüência? Um choque de radiofreqüência?
- Explicar a função de: modulador, amplificador, retificador e filtro.
- Explicar oscilação parasítica (feed back).
- Qual a energia de entrada (input) às válvulas que fornecem energia à antena de um determinado transmissor?
- Explicar o termo: estado sólido.
- Quando se requer um retificador e um filtro no conjunto de placa do suprimento de força, quando se opera com corrente alternada? Quais são os regulamentos em sua área que regulam os operadores de rádio amador?
Radioamadorismo – Nível Avançado

A especialidade Radioamadorismo, nível avançado, pode ser conferida àqueles que receberem a licença para operar um rádio amador. Pode-se obter informações com a LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores)
Radioeletrônica
- Explicar, com diagramas, quando necessário, os dispositivos de entrada utilizados em rádios, por exemplo, antena, terra; ou, dispositivos eletrônicos, tais como sintonizador FM, fotocélula, microfone.
- Construir uma antena receptora de rádio; OU construir um toca-discos, fotocélula ou microfone.
- Explicar o uso e operação de vários componentes importantes de um aparelho receptor simples (bobinas, capacitores variáveis, capacitores fixos, resistores, transistores ou válvulas, diodos e transformadores).
- Identificar o valor de resistores pelo código de cores.
- Conhecer a lei de Ohm e como a mesma é aplicada.
- Construir um rádio simples (com válvula ou com transistor) incluindo fonte, que deverá sintonizar estações a 160 quilômetros de distância, ou construir um amplificador de alta fidelidade.
- Desenhar de memória, usando os símbolos apropriados, um esquema completo do dispositivo construído no item anterior.
- Mostrar fluência na resolução de problemas em sintonizadores simples ou dispositivos eletrônicos de três a seis válvulas ou transistores, demonstrando aptidão para seguir testes de rotina assim como: retirar válvulas ou transistores e testá-los, substituí-los corretametne, verificando se os capacitores estão em curto e se há outros problemas.
Soldagem
- Identificar todas as partes do seguinte:
- maçaricos de solda e corte
- manômetros de oxigênio e acetileno, e suas diferenças
- tubos de oxigênio e acetileno, e suas diferenças
- tanques de oxigênio e acetileno, e suas diferenças
- Explicar a pressão de oxigênio e acetileno adequada, de acordo com as instruções de seu instrutor, para vários procedimentos diferentes.
- De olhos vendados, demonstrar habilidade para montar um kit completo de oxiacetileno, incluindo tanques, tubos, manômetros e maçaricos. *
- De acordo com as orientações de seu instrutor, soldar duas placas de aço temperado (3x25x200mm) no sentido horizontal, vertical e na superfície.
- Demonstrar habilidade para usar um maçarico, fazendo um corte reto de pelo menos 30cm, um corte circular de pelo menos 7,5cm. Os cortes devem ser feitos em placa de aço temperado, com espessura mínima de 6mm.
- Demonstrar habilidade em soldar um objeto de ferro fundido com ângulo em V, de pelo menos 6mm de espessura, e 5cm de comprimento.
- Explicar as precauções e equipamentos de segurança que normalmente são usados na solda elétrica, em relação aos olhos, mãos e outras partes do corpo expostas. Por que as válvulas dos tanques não devem ser lubrificadas nunca?
- Explicar a diferença entre a soldagem por oxiacetileno e arco elétrico.
- Demonstrar conhecimento para selecionar a amperagem correta a partir de uma tabela de eletrodos, para soldagem de vários tipos e espessuras de metal.
- Demonstra habilidade para soldar chapas de aço temperado (3x25x200mm), em sentido vertical, horizontal e superfície.
*Esta especialidade demonstra a habilidade de trabalhar no escuro, no caso de uma emergência. Todos os condutores de acetileno devem ficar na mão esquerda, e os de oxigênio na mão direita.
Obs.: É obrigatório o acompanhamento de um instrutor. A soldagem é uma técnica difícil, que demanda muito cuidado, e não é algo que pode se aprender em casa. A soldagem toma o lugar de parafusos e rebites, e se não for feita da maneira adequada, é muito perigosa. Exemplo: um engate de trailer mal soldado, ou equipamentos que recebem grandes pesos são perigos potenciais.
Tipografia

- Conhecer os princípios e funcionamento dos seguintes equipamentos:
- prensa rotativa
- máquina de offset
- copiadora
- impressora
- Saber como é determinado o peso do papel. Conhecer os tipos diferentes de papel, e para que são usados.
- Fazer uma visita a uma gráfica ou à sede de um jornal de sua cidade. Escrever um relatório de 300 pessoas ou apresentar ou relatório oral, de 3 minutos, sobre os passos que você observou no processo de impressão.
- Fazer uma pesquisa para aprender sobre a história da impressão tipográfica. Traçar o desenvolvimento da impressão, e como o equipamento tipográfico evoluiu até o presente.
- Conhecer as diferentes tintas existentes para a impressão, e suas características.
- Saber o significado dos seguintes termos:
- degoladura
- negrito
- cabeçalho
- fonte
- entalho
- acabamento
- negativo
- clipart
- colagem
- separação de cores
- contato
- baixo relevo
- alto relevo
- gravação
- padrão
- registro
- termografia
- marca d’água
- realçar
- impressão
- comparar
- apagado
- desgravação
- gravação (alto relevo)
- gravação (baixo relevo)
- Saber a diferença entre meios tons, duplos tons e o processo de quatro cores.
- Entrevistar um tipógrafo para descobrir o seguinte:
- Que formação é necessária para entrar no campo da tipografia?
- Que oportunidades de crescimento existem nessa área?
- Que futuro o setor de gráficas pode esperar?
- O que faz, em sua empresa, para deixar os clientes satisfeitos?
- Que oportunidades de carreira existem, relacionados à tipografia?
Vendas
- Explicar as responsabilidades de um vendedor cristão, em relação à maneira como trata seus clientes e seu chefe.
- Relacionar os passos envolvidos numa venda.
- Apresentar uma declaração sobre como enfrentar objeções.
- De que maneira os itens a seguir são úteis a um vendedor?
- Pesquisar o mercado para ver se determinado produto ou serviço venderá bem.
- Treinamento e conhecimento sobre o produto ou serviço a ser vendido.
- Uma visita à fábrica ou escritório central da empresa que fabrica o produto ou oferece o serviço.
- Visitas subseqüentes a clientes novos.
- Usando informações reais ou hipotéticas sobre sua formação e experiência, escrever um currículo que poderia ser usado para candidatar-se a um emprego.
- Descobrir que curso é mais útil para uma carreira em vendas. Que aspectos da área de vendas estão disponíveis ao vendedor cristão?
- Fazer uma das tarefas a seguir:
- Ajudar a levantar fundos, através de algum tipo de venda, para alguma atividade dos Desbravadores, Departamento J.A., ou sua escola. Levantar um valor mais alto que a parte que lhe foi solicitada.
- Ganhar seu próprio dinheiro vendendo um produto ou serviço.
- Fazer uma apresentação de vendas – do produto do item anterior – a seu conselheiro, professor ou pai.
- Entrevistar um vendedor ou comerciante cristão, que compra dos vendedores, fazendo as seguintes perguntas:
Para o Vendedor
- É preciso viajar muito na profissão de vendedor?
- De que outras formas o trabalho de um vendedor afeta a vida de sua família?
- Como os vendedores são pagos?
- Que oportunidades de crescimento há na área de vendas?
- Que futuro há na carreira do vendedor?Como você consegue clientes?
- O que mais lhe agrada em seu trabalho? O que menos lhe agrada?
- Ser cristão faz diferença na forma como faz o seu trabalho?
Para o comerciante
- Que tipo de formação e treinamento é útil para uma carreira de comerciante?
- Que oportunidades de crescimento existem no comércio?
- Quando você faz um pedido, em que se baseia mais: no serviço do vendedor, no preço, características do mercado ou qualidade do produto?
- O que faz quando um cliente reclama de um erro que na opinião dele sua loja cometeu, quando na verdade ele é o culpado?
- O que mais lhe agrada em seu trabalho? O que menos lhe agrada?
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