- Descobrir os princípios bíblicos da mordomia, respondendo as seguintes perguntas:
- O que I Coríntios 6:19, 20 diz sobre a mordomia do corpo?
- O que Mateus 25:15 tem a dizer sobre a mordomia dos talentos?
- O que Colossenses 4:5 diz sobre a mordomia do tempo?
- O que João 3:16 nos diz sobre o que Deus deu ao homem?
- O que Salmos 24:1 nos diz sobre aquele que é dono da terra?
- O que Gênesis 1:26 tem a dizer sobre que é o mordomo sobre a terra?
- O que Provérbios 3:9 declara sobre quem é sempre o primeiro?
- Como sabemos que dízimo significa um décimo? Gênesis 28:22.
- A quem Levítico 27:30 diz pertencer o dízimo?
- Como Malaquias 3:8 diz que Deus é roubado?
- O que I Coríntios 9:13, 14 declara sobre o uso dos dízimos?
- Como sabemos que o dízimo é diferente das ofertas? Malaquias 3:8.
- O que I Coríntios 16:12 diz sobre como devemos dar nossas ofertas?
- O que Mateus 6:20 tem a dizer onde devemos guardar nossos tesouros?
- O que II Coríntios 9:7 diz a respeito sobre onde devemos guardar nossos tesouros?
- Que bênção foi prometida em Malaquias 3:10?
- Ler e discutir com seu conselheiro ou pastor, o seguinte: páginas 111 a 130; pág. 14, 1º e 2º parágrafos; pág. 66, 1º parágrafo de Conselhos Sobre Mordomia.
- Aprender que uso é dado ao dízimo em sua igreja, em sua associação, união e Conferência Geral.
- Aprenda mais – com o pastor, tesoureiro da igreja ou um ancião – sobre o propósito da igreja, com que despesas sua igreja precisa arcar e o propósito de cada item relacionado no recibo ou envelope de dízimo em sua igreja.
- Faça um quadro sobre a forma como gasta seu tempo durante um fim de semana, e um dia da semana. Neste quadro, faça uma estatística de quanto tempo você passa nas seguintes atividades:
- emprego
- tempo com a família
- devoção pessoal
- culto na igreja
- culto em família
- coisas divertidas
- leitura
- televisão
- refeições
- sono
- necessidades pessoais
- aulas na escola
- trabalhos escolares fora do horário de aulas
- viagens
- aula de música
- prática de música (prática de instrumento, por exemplo)
- tarefas domésticas
- compras
Para cada um dos três dias não deixe de ter um total de 24 horas anotadas. Depois de completar o quadro, discutir com o pastor da igreja, ou conselheiro de jovens, sua responsabilidade na mordomia de seu tempo.
- Fazer um dos seguintes itens:
- Se tiver um emprego ou mesada, faça um relatório de como gasta seu di-nheiro durante um mês.
- Se não estiver na categoria acima, faça uma lista de como gastaria um salário/mesada de R$ 50,00 por mês nas categorias seguir:
- roupas
entretenimento
itens pessoais
presentes
material escolar
dízimos e ofertas
comer fora
transporte
Apartir de seu relatório, determine que porcentagem de seus ganhos é gasta em cada item. Depois de completar o quadro e as porcentagens, discutir com o pastor ou conse-lheiro de jovens sobre as vantagens de um orçamento, e como respeitar este orçamento.
itens pessoais
presentes
material escolar
dízimos e ofertas
comer fora
transporte
Apartir de seu relatório, determine que porcentagem de seus ganhos é gasta em cada item. Depois de completar o quadro e as porcentagens, discutir com o pastor ou conse-lheiro de jovens sobre as vantagens de um orçamento, e como respeitar este orçamento.
- A partir da Bíblia e do Espírito de Profecia, determine que instruções foram dadas a respeito da variedade e uso dos talentos dados por Deus.
- Relacione três talentos ou habilidades que você tem, tais como mecânica, jardinagem, pintura ou desenho, música, costura, escrever, falar, ensinar, etc. Escolha um destes três talentos e faça um projeto para ajudar a desenvolvê-lo mais ainda. Seu projeto deve seguir as seguintes diretrizes:
- O projeto deve ser um benefício ou testemunho para outros.
- O projeto deve ser um esforço novo, que não tenha sido realizado antes.
- Passar pelo menos cinco horas no planejamento e implementação do projeto.
- Fazer um relatório escrito ou oral do projeto e apresentá-lo a seu conselheiro.
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