domingo, 24 de junho de 2012

Atividades Recreativas


Acampamento I
  1. Ter pelo menos 10 anos, ou estar no mínimo na quinta série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-01.gif
  2. Entender e praticar e boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.
  3. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.
  4. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano.
  5. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.
  6. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.
  7. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada.
  8. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja um acampamento rústico.
  9. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.
  10. Fogueiras:
    • Demonstrar habilidade para escolher o local e preparar uma fogueira.
    • Conhecer as regras de segurança para mexer com fogo.
    • Saber como usar fósforos.
    • Praticar fazendo uma fogueira usando apenas um fósforo e materiais da natureza.
    • Demonstrar como proteger a lenha que será usada em fogueiras, quando estiver chovendo.
  11. Fazer pão no espeto.
  12. Descrever o procedimento adequado para levar e manter os utensílios de cozinha limpos.
  13. Descrever a roupa apropriada para dormir e como manter-se aquecido durante a noite.
  14. Retirar uma lição espiritual prática da natureza durante seu acampamento.
  15. Explicar e praticar o lema: “tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”.
Acampamento II
    1. Ter pelo menos 11 anos, ou estar no mínimo na sexta série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-02.gif
    2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos: cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.
    3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento.
      • vento
      • água
      • vida silvestre
      • madeira
      • condições do tempo
      • boa vontade
    4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada com medidas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.
    5. Participar num acampamento de um fim de semana.
    6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir um dos seguintes:
      • estudo da lição da Escola Sabatina
      • história
      • testemunho
      • conduzir o serviço de cânticos
    7. Saber como acender com segurança um fogareiro e um lampião.
    8. Saber as normas de segurança e demonstrar habilidade para cortar apropriadamente lenha.
    9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou fogo indígena em um tipo de fogueira para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras.
    10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos.
    11. Construir duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.
    12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.
    13. Demonstrar como escolher local para barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.
    14. Para dormir:
      • Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.
      • Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento.
      • Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.
Acampamento III
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na sétima série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-03.gif
  2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.
  3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.
  4. Participar de um acampamento de fim de semana.
  5. Construir as três seguintes fogueiras e dizer seu uso:
    • estrela
    • caçador
    • refletor
  6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes:
    • pedra de fogo
    • fricção
    • centelha
    • lente de vidro
    • fósforo de metal
    • ar comprimido
  7. Saber afiar uma faca/canivete e machado.
  8. Cozinhar uma refeição usando alimentos frescos ou secos.
  9. Descrever os vários tipos de barracas e suas utilidades.
  10. Como ocorre a condensação numa barraca, e como preveni-la?
  11. Demonstrar sua habilidade para prender firmemente uma barraca.
  12. Durante um acampamento, planejar e apresentar um devocional de dez minutos ou organizar e liderar um jogo sobre a Bíblia na natureza, ou liderar uma Escola Sabatina ou culto de pôr-do-sol.
  13. Localizar e construir um dos seguintes, e descrever sua importância para o indivíduo e o ambiente:
    • latrina
    • chuveiro
    • pia e área de lavagem
  14. Demonstrar quatro amarras básicas e construir um objeto simples usando estas amarras.
  15. Saber como trocar o apoio dos lampiões. Demonstrar como colocar combustível em lampiões e fogões de acampamento. Saber como manter o bom funcionamento dos queimadores do fogão.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Acampamento IV
  1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-04.gif
  2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
  3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
  5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
  6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
  7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
  8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
  9. Demonstrar como dividir um fogo.
  10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
  11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
  12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
  13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Alpinismo
(Necessário acompanhamento de instrutor)
  1. Conhecer e praticar as regras de segurança que devem ser seguidas em escaladas. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-05.gif
  2. Familiarizar-se com o uso dos seguintes equipamentos necessários ao alpinismo, e saber usá-los: mosquetão, martelo, pinos, grampos, ganchos e corda de nylon.
  3. Saber os cuidados que devem ser dispensados à corda. Saber como fazer e usar os seguintes nós: lais de guia, volta do fiel, pescador duplo, nó em oito, nó em oito duplo, prussik.
  4. Ser capaz de descrever os seis diferentes graus de dificuldade das escaladas, e os métodos de classificá-las.
  5. Demonstrar habilidade para “içar” dois alpinistas, com a corda adequadamente encaixada nos grampos e mosquetões; demonstrar conhecimento das posições de corpo adequadas durante a escalada, superfícies apropriadas para “frear”, e como enrolar a corda durante a subida.
  6. Conhecer os sinais usados numa escalada para a comunicação entre os alpinistas, e colocá-los em prática.
  7. Mostrar habilidade para subir por uma corda. Subir pelo menos 10 metros de corda, em posição vertical.
  8. Mostrar habilidade para fazer uma escalada livre com grau de dificuldade de até 5.3. Compreender e praticar os seguintes conceitos do alpinismo: ritmo, olhar para frente, peso sobre os pés e equilíbrio.
  9. Ser capaz de montar um rapel (usando a figura em oito, ou outro método mecânico) e puxar a corda. Praticar o rapel em pelo menos dois percursos de 15 metros cada.
  10. Conhecer os locais onde o alpinismo possa ser praticado na sua região.
Arco e Flecha
    1. Conhecer e explicar todas as regras de segurança do arco e flecha. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-07.gif
    2. Identificar as partes de uma flecha.
    3. Identificar as partes de um arco.
    4. Corretamente e com segurança, tencionar a corda do arco.
    5. Descrever e mostrar como usar: braço que segura o arco, dedos de gatilho, aljava, tiro ou largada, corda.
    6. Demonstrar as seguintes técnicas de tiro:
      • postura
      • posicionamento da flecha (nock point)
      • puxada
      • apoio
      • empunhadura e mira
      • largada
      • acompanhamento da flecha
    7. Por que é necessário ter a flecha bem posicionada na corda do arco (nock point)?
    8. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
      • Competição em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros; fazer 50 pontos num alvo de 60cm.
      • Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 170 pontos num alvo de 122cm.
Arco e Flecha (nível avançado)
    1. Completar a especialidade de Arco e Flecha. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-08.gif
    2. Explicar as vantagens encontradas pelo arqueiro ao fazer uso dos seguintes equipamentos:
      • haste superior
      • haste inferior
      • estabilizador(es) do arco
      • mira do arco
      • apoio
      • nível do arco
      • flechas com pontas de alumínio
      • flechas de plástico
      • disco de flecha flexível
    3. Se houver possibilidade, o arqueiro deverá estudar a partir de um manual do instrutor de arco e flecha. A pesquisa deverá incluir:
      • correção de problemas
      • tiros em nível avançado
      • ajuste do arco
    4. Explicar o que significa ponta da flecha.
    5. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
      • Competir em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros fazer 200 pontos num alvo de 60cm.
      • Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 200 pontos num alvo de 122cm.
Arte de Acampar
  1. Explicar como e porque as condições do tempo, a estação do ano e as fontes de água devem ser consideradas ao se escolher um http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-09.giflocal de acampamento.
  2. Preparar uma lista de roupas necessárias para acampamento com tempo quente e com tempo frio.
  3. Conhecer e praticar as regras de segurança de um acampamento.
  4. Demonstrar sua habilidade no uso do canivete: demonstrar ou explicar as regras de segurança para seu uso, e usá-lo para preparar gravetos e madeira para fogueira.
  5. Preparar um acampamento com um grupo (apenas fazendo uma lista de objetos pessoais que devem ser levados, e itens que devem ser levados para uso do grupo todo.)
  6. Preparar cardápios balanceados para desjejum, almoço e jantar.
  7. Completar o seguinte enquanto estiver no acampamento:
    • Preparar o chão abaixo da barraca, para proporcionar um bom sono.
    • Montar corretamente uma barraca.
    • Preparar uma área para fazer a fogueira. Demonstrar uso adequado das ferramentas usadas para cortar e preparar a lenha para a fogueira.
    • Demonstrar como proteger o acampamento de animais, insetos, e mau tempo ou chuva.
    • Demonstrar como preservar a natureza durante o acampamento, e deixar o local como se ninguém tivesse estado ali.
  8. Saber oito coisas que se pode/deve fazer quando perdido.
  9. Acampar durante três dias e duas noites seguidos, dormindo ao relento ou dentro de uma barraca. Estar ativamente envolvido na preparação de pelo menos duas refeições.
  10. Considerando as coisas aprendidas nesta especialidade e os acampamentos feitos, qual é o significado e a razão do Código de Acampamento dos Desbravadores?
Atletismo
Conhecer as regras básicas, orientações de segurança e exercícios de aquecimento para 6 das competições de atletismo relacionadas abaixo: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-10.gif
    • Correr 50 metros rasos no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos
Meninas
Idade
Tempo
Idade
Tempo
10
8’2″
10
8’5”
11
8’0”
11
8’4”
12
7’8”
12
8’2”
13
7’5”
13
8’2”
14
7’1”
14
8’0”
15
6’9”
15
8’1”
16
6’7”
16
8’3”
      • Durante uma corrida rápida, qual parte do pé deve tocar o chão primeiro durante a passada? Qual é a posição correta dos braços e da cabeça?
      • Correr os 600 metros no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos
Meninas
Idade
Tempo
Idade
Tempo
10
2´33´´
10
2´48´´
11
2´27´´
11
2´49´´
12
2´21´´
12
2´49´´
13
2´10´´
13
2´52´´
14
2´01´´
14
2´46´´
15
1´54´´
15
2´46´´
16
1´51´´
16
2´49´´
    • Responder as seguintes perguntas sobre provas de distância:
2.   Que duas histórias da Bíblia mencionam corredores de longas distâncias?
3.   Quais as roupas apropriadas, incluindo tênis, para corridas de longas distâncias na região em que você mora?
4.   Qual é o tamanho médio de uma pista de corrida?
5.   Qual a distância percorrida numa maratona?
6.   Que parte do pé deveria tocar o chão primeiro durante a passada?
7.   Qual a posição apropriada dos braços e cabeça durante uma prova de distância?
8.   Qual a maneira correta de respirar?
9.   Quais as diferenças de correr numa pista e correr numa trilha ou estrada?
o   Fazer uma das provas a seguir pelo menos duas vezes, e registrar o melhor tempo:
11. 50 metros com quatro barreiras
12. 70 metros com seis barreiras
o   Saltar em altura pelo menos cinco vezes e registrar o melhor salto.
o   Saltar em distância três vezes e registrar o melhor salto.
o   Fazer uma prova de velocidade com revezamento:
16. revezamento com passe visual
17. revezamento com passe cego
Canoagem
  1. Pré-requisito: Completar a especialidade de Natação – Intermediário. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-11.gif
  2. Demonstrar, primeiramente sozinho, e depois com um companheiro, o método apropriado de:
    • Entrar numa canoa, e dar o primeiro impulso para colocá-la na água: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
    • Atracar uma canoa, e sair dela: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
  3. Acompanhado por um instrutor, demonstrar as manobras a seguir, fazendo-as corretamente a partir da proa e da popa.
    • 8 formas de remar
    • virar para a direita ou para a esquerda sem avançar.
  4. Sozinho, numa canoa, remar 100 metros para frente; virar para a direita para a esquerda, mantendo o remo sempre do mesmo lado da canoa. Demonstrar duas posições de joelhos enquanto rema.
  5. Demonstrar, de canoa, o resgate de um companheiro cuja canoa tenha emborcado longe da praia ou ancoradouro, fazendo o seguinte:
    • esvaziando a canoa virada puxando-a de cabeça para baixo
    • dando novo impulso para a mesma na água
    • equilibrando-a enquanto seu companheiro sobe na mesma outra vez
  6. Sair de uma canoa em águas profundas, e entrar nela outra vez, sem deixar entrar água na mesma. (Deve haver acompanhamento de uma salva-vidas, num barco salva-vidas).
  7. Sem tirar a roupa (se possível):
    • virar a canoa em águas profundas
    • desvirá-la e acomodar os remos
    • entrar na canoa enquanto ainda cheia de água, e remar com as próprias mãos ou remos, por 24 metros
    • tirar as roupas, guardá-las junto com remos, sair da canoa, segurar na proa com uma mão e com a outra nadar até o raso (praia) rebocando a canoa
    • esvaziar a canoa corretamente e atracá-la. (Todo o procedimento deve ser feito com acompanhamento de um salva-vidas, com barco de salvamento.)
  8. Demonstrar plenamente ao instrutor seus conhecimentos das regras de segurança da canoagem, e competência para levar outros em passeios de canoa. Prometer observar estas regras em todos os momentos.
  9. Explicar como fazer reparos de emergência, tais como (a) consertar um buraco de 2.5 cm na fibra de vidro, (b) consertar um remo quebrado.
Ciclismo
  1. Conhecer o nome, e saber explicar o propósito das várias partes de uma bicicleta. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-12.gif
  2. Consertar um pneu furado de bicicleta.
  3. Desmontar uma bicicleta, limpá-la e montá-la novamente.
  4. Ajustar os freios traseiro e dianteiro corretamente.
  5. Conhecer e praticar as regras de cortesia e segurança do ciclismo.
  6. Quais as vantagens de usar um capacete de ciclista?
  7. Percorrer 80 quilômetros consecutivos de bicicleta, em 10 horas ou menos.
  8. Saber como ler um mapa para fazer o roteiro de seus 80 quilômetros, e seguir este roteiro com precisão.
Ciclismo (nível avançado)
      1. Completar a especialidade Ciclismo. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-13.gif
      2. Descrever como selecionar o tamanho certo de quadro e guidom e altura do selim, de forma que se adapte da melhor forma ao tamanho do ciclista.
      3. Descrever resumidamente as características de uma bicicleta usada para percursos de longa distância.
      4. Desmontar, limpar e montar novamente os apoios das rodas traseira e dianteira.
      5. Alinhar a roda traseira, certificando-se de que está montada adequadamente.
      6. Selecionar a melhor combinação de rodas dentadas para corrente traseira e dianteira, de forma a obter os melhores resultados nas condições a seguir:
        • rodar em terreno montanhoso
        • carregar pacotes na bicicleta
        • rodar em terreno plano
      7. Explicar como as características de rodagem de uma bicicleta são afetadas pela:
        • geometria do quadro da bicicleta, incluindo
          ângulo do cano dianteiro e do selim
          tamanho do garfo
          ajuste do guidom
          peso máximo para o garupa
          tamanho da base da roda
        • o tipo de rodas usadas, incluindo
          pneus tubulares ou dentados
          eixos de rodas grandes ou pequenos
          números de raios utilizados em cada roda
          números de raios que cada raio cruza
3.   Faça uma lista dos equipamentos que devem ser levados num passeio ciclístico de mais de um dia.
4.   Revisar as regras de segurança que devem ser observadas no ciclismo.
5.   Quais as vantagens de estar com os pneus mais vazios? Saber tirar o ar dos pneus.
6.   Conhecer o vestuário e equipamento de segurança usados no ciclismo, e as vantagens de cada um.
7.   Cumprir o seguinte objetivo durante o tempo em que estiver trabalhando nesta especialidade:
§  Fazer três passeios de 35 quilômetros cada, em locais diferentes.
§  Rodar 160 quilômetros consecutivos em menos de 15 horas. ou:
§  Fazer um passeio ciclístico de pelo menos 200 quilômetros, em três dias e escrever um relatório sobre a viagem.
Cultura Física
  1. Relacionar dez benefícios de se estar em boa forma física. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-14.gif
  2. Saber como as seguintes atividades ajudam uma pessoa a alcançar o equilíbrio para o corpo:
    • exercícios
    • alimentação adequada
    • estabilidade emocional cruza
  3. Definir os exercícios a seguir:
    • isométrico
    • isotônico
    • isocinético
    • anaeróbio
    • aeróbio
  4. Conhecer o significado dos princípios envolvidos no programa de exercícios a seguir:
    • aquecimento
    • exercícios aeróbios
    • relaxamento
    • exercícios localizados
  5. Saber como verificar os batimentos cardíacos em repouso e após a prática de exercícios.
  6. Saber determinar o ritmo mínimo de batimentos cardíacos, para obter o me-lhor efeito no condicionamento aeróbio.
  7. Usando os quatro passos dados no item 4, fazer um programa de exercícios com regularidade – no mínimo 4 vezes por semana – durante três meses. Manter um quadro com as seguintes informações:
    • tipo de exercícios de aquecimento
    • tipo de exercícios aeróbios
    • durante quanto tempo foram praticados exercícios aeróbios
    • tipos de ginástica localizada
Para cada período de exercícios, manter os batimentos cardíacos mínimos determinados no item 6, durante pelo menos 20 minutos.
Equitação
(Necessário o acompanhamento de um instrutor)
  1. Identificar em desenho de um cavalo, ou ao vivo, pelo menos 30 diferentes partes de um cavalo. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-15.gif
  2. Identificar 10 partes de uma sela, e nove de um bridão. Explicar os cuidados adequados com os arreios.
  3. Descrever o propósito e importância do capacete e botas enquanto se trabalha com cavalos ou na hora de cavalgar.
  4. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas no momento de aproximar-se de um cavalo
  5. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas ao se conduzir um ca-valo, e demonstrar qual o melhor local para se ficar em pé quando se está conduzindo um cavalo.
  6. Escolher um local seguro para amarrar um cavalo manso, e depois demonstrar os tipos de nó que podem ser usados para amarrar o animal, o comprimento correto de corda, e a altura adequada para fazer a amarra.
  7. Demonstrar e explicar como se deve tratar de cavalos.
  8. Demonstrar e explicar como colocar a sela e o bridão num cavalo de forma correta e segura.
  9. Demonstrar e explicar como montar e desmontar um cavalo adequadamente e com segurança, e demonstrar segurança e equilíbrio, permanecendo sentado no cavalo que esteja em pé sobre as patas traseiras.
  10. Demonstrar e explicar como conduzir um cavalo de forma a andar, parar e virar, com o uso das pernas, peso, voz e arreios.
  11. Demonstrar e explicar o procedimento correto ao montar em pêlo um cavalo que esteja parado. Cavalgar, com equilíbrio, e em pêlo, durante no mínimo 30 minutos (podem ser cumulativos).
  12. Demonstrar e explicar regras de segurança para cavalgar em grupo, cavalgando em companhia de, no mínimo, mais um cavaleiro. Demonstrar espaçamento correto, mudança de direção , e ultrapassagem de outros cavaleiros em marcha numa arena.
  13. Preparar uma trilha simples, de três obstáculos colocados ao nível do chão. Escolher a partir do seguinte:
    • Passar sobre o tronco ou poste deitado, com altura máxima de 42 centíme-tros.
    • Passar entre barrais ou fardos de feno colocados com distância de 120cm entre si.
    • Ziguezaguear entre postes colocados a intervalos de 3,6m.
    • Caminhar ao redor de um círculo grande (4,5m), sair sem pisar ou cruzar quaisquer linhas.
  14. Cavalgar um cavalo em passo de marcha, em trilha, durante um mínimo de quatro horas cumulativas.
  15. Demonstrar e explicar um mínimo de três regras de segurança que se aplicam a cavalgadas em trilhas, feitas em grupo.
Esqui Aquático
Nota: todos os esquiadores inscritos na especialidade de esqui aquático deverão usar coletes salva-vidas.
  1. Pré-requisito: Completar a especialidade de Natação – Intermediário. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-16.gif
  2. Conhecer e praticar as seguintes regras de segurança:
    • nunca esquiar à noite
    • nunca esquiar durante uma tempestade com raios
    • usar sempre colete salva-vidas ao esquiar
    • verificar se a presilha do colete está bem fechada
    • verificar se a corda está em boas condições
    • verificar se os esquis estão em boas condições
    • ter um espelho no barco que puxa o esquiador
    • manter distância de objetos ou pessoas como, por exemplo, outros esquiadores, nadadores, ancoradouros ou objetos flutuantes
    • se cair, soltar a corda
    • depois da queda, levantar os braços para indicar que está bem
    • não ficar em pé no barco/lancha, enquanto o mesmo estiver em movimento
  3. Conhecer os seguintes sinais de mão:
    • mais devagar
    • velocidade ok
    • mais rápido
    • voltar ao embarcadouro
    • parar
    • virar
  4. Colocar os esquis em águas profundas. Arrancar em águas profundas, com dois esquis e uma corda de extensão longa.
  5. Passar por cima da trilha do barco mantendo o equilíbrio.
  6. Identificar o seguinte:
    • esqui duplo
    • esqui slalom
    • esqui artístico
    • esqui de disco
Esqui Aquático (nível avançado)
  1. Completar a especialidade Esqui Aquático. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-17.gif
  2. Largar em águas profundas, usando o esqui tipo slalom, e esquiar satisfatoriamente.
  3. Passar por cima da trilha do barco usando o esqui tipo slalom.
  4. Fazer um giro completo, de 360 graus usando um dos seguintes:
    • esquis artísticos
    • esquis de disco
Excursionismo Pedestre
    1. Explicar e demonstrar os pontos mais importantes de uma boa caminhada, tais como a passada apropriada, velocidade, http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-18.gifmomentos de descanso e regras de bom comportamento no contato com a natureza.
    2. Explicar a importância dos cuidados com os pés, em relação à limpeza, cuidados das unhas, meias, escolha de calçado e primeiros socorros para bolhas em estado inicial.
    3. Fazer uma lista do vestuário apropriado para uma caminhada em clima frio e em clima quente.
    4. Fazer uma lista do equipamento necessário para uma caminhada de um dia em uma região silvestre ou rural, e para uma caminhada curta.
    5. Listar cinco regras de segurança e bom comportamento que devem ser observadas em caminhadas por trilhas, ou ao longo de estradas.
    6. Explicar a importância de beber água, e relacionar três sinais observáveis em água contaminada.
    7. Explicar a importância de comer adequadamente durante uma caminhada.
    8. Descrever as roupas e calçados apropriados para uma caminhada com tempo quente e frio.
    9. Apresentar um plano por escrito para uma caminhada de dezesseis quilômetros, incluindo: rota demonstrada no mapa, lista de roupas apropriadas, lista de equipamentos, e quantidade de água e/ou comida.
    10. Usar uma mapa topográfico ou rodoviário no planejamento de uma das caminhadas do item 11.
    11. Completar as seguintes caminhadas:
      • Caminhada rural ou urbana de 8 quilômetros.
      • Caminhada de 8 quilômetros em trilha de região silvestres/agreste.
      • Duas caminhadas de um dia inteiro (16 quilômetros cada) em rotas dife-rentes.
      • Caminhada de 24 quilômetros em trilha de região silvestre/agreste.
      • No máximo um mês após cada caminhada, apresentar um breve relatório, com datas, rotas, condições climáticas, e quaisquer coisas interessantes que tenha observado.
Excursionismo Pedestre com Mochila
    1. Discutir com seu instrutor o significado do lema: “Não tire nada além de fotos, e não deixe nada além de pegadas.” http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-19.gif
    2. Conhecer os principais conceitos em relação a vestuário, calçados e equipamentos para tempo chuvoso.
    3. Conhecer os princípios essenciais à escolha de uma boa mochila. Em situação de emergência, o que pode ser usado no lugar de uma mochila?
    4. Saber que objetos são essenciais no excursionismo.
    5. Que tipo de saco de dormir é melhor para a região onde vai acampar? Conhecer pelo menos três tipos.
    6. Saber arrumar uma mochila adequadamente.
    7. Que tipos de alimentos são melhores para um excursionista? Visitar um supermercado e relacionar os alimentos encontrados que são apropriados. Com seu instrutor:
      • Preparar um cardápio para uma excursão de fim de semana, usando alimentos comprados num supermercado.
      • Aprender as técnicas de medir, embalar e etiquetar alimentos que serão colocados na mochila, para a excursão.
      • Fazer um lanche para a caminhada.
    8. Conhecer as medidas de prevenção, os sintomas, e os primeiros socorros para:
      • queimaduras de sol
      • bolhas
      • hipotermia
      • insolação
      • exaustão
      • mordida de cobra
      • cólicas
      • desidratação
      • cãimbra
    9. Ter um estojo de primeiros socorros na mochila, e saber como usá-lo.
    10. De acordo com seu peso, qual o peso máximo que você deveria carregar?
    11. Saber três maneiras de encontrar a direção a seguir sem uma bússola. Demonstrar pelo menos duas delas.
    12. Demonstrar o modo correto de colocar e tirar uma mochila sozinho e com ajuda de um companheiro.
    13. Participar numa excursão de fim de semana com caminhada de pelo menos oito quilômetros, cozinhando suas refeições.
Exploração de Cavernas
  1. Conhecer pelo menos três fontes de luz que podem ser usadas na exploração de cavernas, e a importância de ter suprimentos de http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-20.gifreserva para iluminação. Pedir para alguém que tenha experiência nesta atividade lhe mostrar como funciona uma luz de carbureto.
  2. Relacionar todo o equipamento necessário para a exploração de uma caverna, excluindo o equipamento vertical, e começar a reunir seu próprio equipamento.
  3. Localizar um explorador de cavernas experiente, e juntar-se a esta pessoa na exploração de pelo menos três cavernas, relativamente fáceis, acumulando um total de dez horas de tempo de exploração.
  4. Manter um diário destas explorações, anotando datas, local das cavernas, condições, características, horas gastas em cada exploração, nome de outros membros e do líder da expedição.
  5. Aprender e praticar as regras de segurança na exploração de cavernas.
  6. Praticar a subida de um paredão íngreme, puxando a si mesmo com uma corda.
  7. Descrever várias cavernas que foram usadas nos tempos bíblicos.
  8. Participar no processo de mapeamento de uma pequena caverna que você tenha explorado.
  9. Saber o nome de cinco termos da espeleologia, e o nome de três animais que vivem em cavernas. Não se esqueça de incluir quaisquer animais que tenha observado em seu relatório do item 10.
  10. Escrever uma redação de pelo menos 500 palavras sobre sua experiência na exploração de cavernas (durante as 10 horas gastas nesta atividade); incluir tudo que você aprendeu ao completar os 9 itens anteriores desta especialidade.
Exploração de Cavernas (nível avançado)
  1. Obter mapas geológicos da região onde você explora cavernas. Marque no mapa a loca-lização de todas as cavernas que você já http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-21.gifexplorou.
  2. Ser capaz de dar uma explicação sobre como estas cavernas se formaram; o que têm em comum; o que pode se esperar das mesmas em termos de características físicas tais como tipo e tamanho de formações, efeitos da ação da água, presença e natureza de fósseis, presença e natureza de formas de vida, incluindo morcegos.
  3. Conseguir equipamentos apropriados para rapel, e aprender a usá-los estudando um livro sobre técnicas de rapel ou encontrando alguém ou um grupo que já tenha experiência, e que esteja dispostos a instruí-lo. Planejar e fazer uma exploração de caverna onde seja necessário descer pelo menos 12 metros e depois subir de volta.
  4. Conduzir uma pesquisa biológica na entrada da caverna, na zona de “meia luz”, e na parte mais profunda (e escura) da caverna, e, nesta última, analisar as paredes e o teto. Fotografar espécimes de plantas, identificando todas as formas de vida vegetal e animal em cada uma destas partes da caverna. Comparar fotografias com material exposto no museu de história natural mais perto de você, para conseguir identificar suas descobertas. Publicações da sociedade de Espeleologia sobre a fauna e flora das cavernas também poderão ser úteis. Lembrar-se do lema: “Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas”.
  5. Registrar 100 horas de experiência na exploração de cavernas. Manter relatórios precisos de cada exploração.
  6. Conduzir um curso de exploração de cavernas para crianças ou juvenis de sua igreja ou comunidade. O ponto alto deve ser uma série de visitas a cavernas.
  7. Fazer amizade com pelo menos um zelador de cavernas. Descobrir o que ele espera das pessoas que exploram sua caverna, e ir além daquilo que ele espera que você faça.
Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre
  1. Preparar cinco tipos diferentes de fogueiras, e saber o uso específico de cada uma. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-22.gif
  2. Preparar madeira e gravetos com segurança.
  3. Demonstrar as técnicas corretas de começar uma fogueira.
  4. Começar uma fogueira com um fósforo, e mantê-la acesa durante, pelo menos 10 minutos.
  5. Conhecer e praticar cinco regras de segurança.
  6. Demonstrar como cortar corretamente madeira para fogueira.
  7. Demonstrar habilidade para começar uma fogueira em tempo chuvoso.
  8. Demonstrar habilidade para refogar, cozinhar, fritar, assar pão num espeto e assar em papel alumínio.
  9. Conhecer um método de manter os alimentos gelados/frios enquanto estiver acampado, que não seja o uso de gelo.
  10. Conhecer maneiras de manter o alimento e utensílios a salvo do ataque de animais e insetos.
  11. Por que é importante manter limpos os utensílios usados para cozinhar e comer?
  12. Demonstrar conhecimento da nutrição apropriada e combinação de alimentos, fazer um cardápio completo e balanceado para seis refeições de acampamento. Inclui o seguinte:
    • Um desjejum, almoço ou jantar para um dia de caminhada, no qual alimentação leve é importante. A refeição não deveria ser cozida, pois perde muito de seus valores nutritivos.
    • As cinco refeições restantes podem ser feitas com qualquer tipo de comida: alimentos enlatados, frescos, congelados ou desidratados.
  13. Fazer uma lista dos suprimentos que serão necessários para preparar as seis refeições acima.
  14. Saber como preparar os alimentos com segurança, dispor do lixo adequadamente, e lavar os utensílios.
Ginástica Acrobática
  1. Relacionar as precauções de segurança que devem ser seguidas por cada ginasta. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-23.gif
  2. Descrever as posições básicas:
    • agache
    • tronco flexionado
    • hiper extensão
    • posição com as pernas abertas
    • extensão
    • grupada
    • carpada
  3. Realizar as seguintes acrobacias com técnica e movimentos elegantes:
    • agachado, fazer rolamento de frente, na posição grupada
    • fazer rolamento de frente, na posição carpada
    • rolamento com salto (igual à altura do ginasta)
    • rolamento de costas, partindo da posição com pernas abertas
    • parada sobre cabeça
    • parada sobre as mãos
  4. Executar 6 dos seguintes exercícios, com movimentos elegantes, com uma segunda pessoa:
    • parada de pé sobre os joelhos
    • parada com apoio no tronco
    • parada com apoio duplo
    • parada sobre ombros
    • apoio horizontal combinado
    • prancha alta (extensão horizontal acima das mãos da pessoa em hiper extensão.
Ginástica Acrobática (nível avançado)
(Necessário o acompanhamento de um instrutor)
      1. Completar a especialidade Ginástica Acrobática. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-24.gif
      2. Exercitar com boa forma os seguintes exercícios individuais:
        • kippe
        • roda (2 mãos e 1 mão)
        • reversão simples
        • flic-flac
        • rodante
      3. Realizar quatro das acrobacias individuais a seguir, com técnica e movimentos elegantes:
        • mortal para frente
        • salto para frente com apoio de cabeça
        • flic-flac com um braço
        • roda sem as mãos
        • reversão com uma perna
        • ponte de frente
        • ponte de costas
        • reversão livre
        • mortal com parafuso
        • rolamento saindo da parada de 2 apoios (parada de mão)
        • ponte simples saindo da parada de 2 apoios (parada de mão)
      4. Realizar três dos exercícios de equilíbrio a seguir, com técnica e movimentos elegantes:
        • parada de 2 apoios (parada de mão) saindo da posição de parada de 3 apoios (parada de cabeça)
        • parada com uma mão (alternativa para moças: ponte de costas com parada de 3 apoios – parada de cabeça)
        • rolamento, parada de 2 apoios (de mão) e giro de 360º
        • prancha com dois braços (alternativa para moças: posição de parada de 2 apoios de mãos – descer ao apoio livre-esquadro em ângulo agudo)
        • prancha com um braço (alternativa para moças: giro de 360º na parada de 2 apoios – parada de mãos)
        • parada de 2 apoios (parada de mãos) com pernas cruzadas (Yoga)
        • parada de 2 apoios (parada de mãos) iniciada de apoios de frente (alternativa para moças: parada de 2 apoios (parada de mãos) com esquadro afastado
      5. Executar com boa forma 3 dos seguintes exercícios duplos (no caso de duplo masculo-feminino, o homem deve servir de base.
        • lançamento de costas
        • parada sobre braços (baixo)
        • parada sobre braços (alto)
        • parada sobre mãos (baixo)
        • parada sobre mãos (alto)
        • esquadra em ângulo sobre mãos (baixo)
      6. Executar qualquer uma das seguintes combinações, com boa forma.
        • rodante, flic-flac, rolamento de costas
        • rodante – dois flic-flac
        • mortal para frente – flic-flac
        • rodante – rolamento de costas – flic-flac
        • mortal com parafuso – rolamento de frente
        • rolamento de costas
Liderança Campestre
  1. Completar quatro das especialidades a seguir. Quaisquer destas especialidades, completadas mais de dois anos antes, devem ser http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-25.gifestudadas outra vez, para que você possa responder quaisquer perguntas de conhecimento que estejam incluídas nas mesmas.
    • Acampamento IV
    • Fogueira e Cozinha ao Ar Livre
    • Excursionismo Pedestre
    • Excursionismo Pedestre com Mochila
    • Orientação
    • Pioneirismo
  2. Completar a especialidade de Primeiros Socorros.
  3. Saber o que fazer para superar o medo quando estiver perdido. Conhecer pelo menos quatro maneiras de sinalizar pedidos de socorro se estiver perdido numa selva ou deserto.
  4. Conhecer pelo menos quatro atividades seculares e quatro atividades específicas para o sábado, para usar ao ar livre se o dia estiver chuvoso.
  5. Fazer o seguinte ao ar livre:
    • Planejar, organizar e ensinar uma especialidade para um grupo de jovens/juvenis.
    • Ajudar a ensinar as habilidades necessárias para quaisquer das especialidades de Acampamento e/ou exigências de um Clube de Desbravadores a qualquer grupo de jovens/juvenis.
    • Descobrir aonde fica o hospital mais próximo.
    • Descobrir aonde fica o posto policial/delegacia de polícia mais próximos, ou sede de fiscais de um parque que está sendo visitado.
  6. Através do estudo da Bíblia e/ou do Espírito de Profecia, aprender como as atividades ao ar livre influenciaram os seguintes personagens bíblicos:
    • Moisés
    • Davi
    • Elias
    • João Batista
    • Jesus
  7. Saber que informações sobre a natureza devem ser dadas a um grupo de jovens/juvenis nos seguintes tópicos:
    • Segurança de acampamentos
    • Segurança contra incêndios
    • Saneamento
    • Regras de segurança da natação
    • Regras de conduta
    • Observância adequada do sábado
  8. Fazer uma lista de pelo menos seis maneiras de manter a natureza linda, para que outros a possam desfrutar.
  9. Conhecer pelo menos dez qualidades de um bom líder JA.
Liderança Campestre (nível avançado)
  1. Completar a especialidade Liderança Campestre. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-26.gif
  2. Ter três especialidades do Mestrado em Vida Campestre.
  3. Ter as especialidades de Primeiros Socorros e Reanimação Cardiopulmonar, que devem ter sido feitas, ou refeitas no máximo dois anos antes do término da especialidade Liderança Campestre – Nível Avançado. Antes destas especialidades, conhecer a prevenção, sintomas e tratamento de primeiros socorros do seguinte:
    • hipotermia
    • mordida de cobra venenosa
    • insolação
    • exaustão
    • reações a plantas venenosas
    • infecção de feridas
    • enjôo por altitude
    • desidratação
  4. Preparar as linhas gerais e apresentar sete diferentes cultos/momentos de medi-tação a serem apresentados em acampamentos. Utilizar textos e princípios bíblicos, e ilustrar os mesmos com exemplos retirados da própria situação do acampamento.
  5. Resumir um testemunho pessoal que poderia ser usado para iniciar uma amizade de uma pessoa com Jesus. O testemunho pode incluir como Jesus tornou-se seu Salvador pessoal, um milagre que tenha ocorrido em sua vida, etc. Apresentar este testemunho a um grupo de jovens/juvenis num evento ao ar livre.
  6. Saber controlar o pânico de alguém que está perdido.
  7. Desenvolver um plano de busca e resgate para um local específico, de 20 km ou mais. Este plano deve utilizar pelo menos dez indivíduos e você deve coordenar a atividade e zona de busca de cada um deles. Relacionar equipamentos específicos que podem ser necessários para comunicação, primeiros socorros e transporte apropriado das vítimas para local escolhido.
  8. Esboçar sua filosofia de conduta na natureza. Participar num projeto de conservação da natureza de uma a três horas.
  9. Ensinar pelo menos uma especialidade do Mestrado em Vida Campestre.
  10. Conhecer pelo menos quatro objetivos da liderança campestre em cada uma das categorias a seguir:
    • física
    • social
    • pessoal
    • espiritual
  11. Conhecer a diferença entre juvenis (10-12 anos) e adolescentes (13-15 anos) nas seguintes áreas:
    • física
    • emocional
    • mental
    • espiritual
  12. Ter sete das especialidades a seguir. Quaisquer especialidades completadas mais de dois anos antes deveria ser estudada novamente, para que você possa responder quaisquer perguntas de conhecimentos específicos da especialidade.
    • Pegadas de Animais
    • Pássaros
    • Ecologia
    • Plantas Silvestres Comestíveis
    • Samambaias
    • Flores
    • Fungos
    • Geologia
    • Gramíneas
    • Insetos
    • Mamíferos
    • Invertebrados Marinhos
    • Répteis
    • Rochas e Minerais
    • Conchas e Moluscos
    • Aracnídeos
    • Astronomia
    • Árvores
    • Climatologia
  13. Planejar, organizar e realizar uma das atividades a seguir durante um fim de semana, com grupo de não menos que cinco pessoas:
    • Retiro espiritual ao ar livre
    • Passeio de canoa
    • Passeio ciclístico
    • Passeio a cavalo
    • Passeio com mochila
Liderança na Selva
  1. Ter as seguintes especialidades: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-27.gif
    • Excursionismo Pedestre
    • Orientação
    • Acampamento IV
    • Primeiros Socorros
    • Fogueira e Cozinha ao Ar Livre
  2. Conhecer e praticar os princípios de saúde, segurança e regras de conduta a serem observados quando em ambientes silvestres com um grupo de jovens/juvenis.
  3. Conhecer e praticar os princípios de sinalização e resgate.
  4. Ajudar no planejamento e participar com um grupo de uma demonstração do que fazer se estiver perdido, com dificuldades, ou ferido numa selva. Ajudar no planejamento e participar como líder de uma operação de busca e resgate envolvendo uma pessoa “ferida”.
  5. Demonstrar as habilidades necessárias para a liderança na selva, numa das regiões a seguir:
    • Tropical
    • Desértica
    • Pantanosa
    • Montanhosa
    • Floresta temperada
    • Ártica
  6. Compreender e demonstrar a boa conduta em acampamento na selva, em relação à preservação da natureza.
  7. Identificar, preparar e comer dez variedades de plantas silvestres encontradas na natureza.
  8. Aprender algumas qualidades de liderança na selva, a partir de dois dos seguintes personagens:
    • Moisés
    • Davi
    • Elias
    • Josué
    • João Batista
  9. Liderar um grupo num acampamento de fim de semana na selva, aplicando os princípios e habilidades aprendidos nesta especialidade.
Liderança na Selva (nível avançado)
  1. Completar a especialidade Liderança na Selva. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-28.gif
  2. Ter as especialidades a seguir:
    • Plantas Silvestres Comestíveis
    • Vida Silvestre
    • Liderança Campestre
  3. Conhecer e praticar os princípios da camuflagem e rastreamento.
  4. Que preparativos físicos e mentais são necessários antes de uma experiência na selva?
  5. Demonstrar as habilidades necessárias para a liderança na selva em duas das regiões a seguir – duas que não tenham sido escolhidas na especialidade Liderança na Selva.
    • Tropical
    • Desértica
    • Pantanosa
    • Montanhosa
    • Floresta temperada
    • Ártica
  6. Demonstrar a construção e operação de dois tipos de armadilhas.
  7. Conhecer os pontos de consideração nos seguintes tipos de viagem:
    • em montanhas
    • na água
    • glacial
    • na neve
  8. Compreender os princípios de desenvolvimento de uma fé na liderança divina, como encontra-se em Salmos 91.
  9. Entender os passos que devem ser dados para a sobrevivência na selva.
  10. Ajudar a ensinar uma das especialidades mencionadas no item 1 da especia-lidade Liderança na Selva.
  11. Construir um abrigo a partir de material natural, mas não vivo (por exemplo uma cabana feita de galhos secos).
  12. Planejar e participar de uma acampamento de fim de semana na selva, aplicando os princípios e habilidades aprendidos nesta especialidade.

Mergulho Autônomo

http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-29.gif(Necessário o acompanhamento de instrutor)
Nota: A seguir estão alguns pré-requisitos. Ter pelo menos 15 anos de idade. Ter a especia-lidade Mergulho Livre. Ser capaz de nadar 15 metros por baixo da água. Nadar e flutuar continuamente durante 30 minutos cobrindo um mínimo de 300 metros durante este período.
Passar num curso padrão de Mergulho ministrado por instrutor reconhecido.
Mergulho Autônomo (nível avançado)
http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-30.gif
(Necessário o acompanhamento de instrutor)
  1. Ter a especialidade de Mergulho Autônomo, e registrar um mínimo de dez mergulhos de 35 pés.
  2. Passar com uma boa nota num curso ministrado por instrutor reconhecido.
Mergulho Livre
  1. Completar a especialidade Natação – Intermediário. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-31.gif
  2. Mencionar três pré-requisitos para uma pessoa que deseja fazer mergulho livre.
  3. Que equipamentos são essenciais ao mergulho livre?
  4. Discutir os efeitos dos seguintes fatores no mergulho livre:
    • Tipos de praias
    • Marés e correntes
    • Vida marinha
  5. Quais as regras de boa conduta no mergulho livre?
  6. Que medidas de segurança deveriam ser seguidas durante o mergulho livre?
  7. Descrever as habilidades necessárias para comunicar-se, evitar a oxidação do sangue, e fazer a limpeza da máscara.
  8. Fazer um teste prático numa piscina, e um mergulho em mar aberto.
Natação – Principiante I
Completar o curso de natação da Cruz Vermelha, Nível III, ou as exigências a seguir: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-32.gif
  1. Com a água no nível do peito, buscar um objeto no fundo, sem ajuda com os olhos abertos.
  2. Com a água o nível do peito, mergulhar e sair da água, submergindo a cabeça completamente 15 vezes seguidas.
  3. Mergulhar em águas profundas (superfície em pouco acima da altura da cabeça) e ir até um local mais raso da área ou piscina.
  4. Saltar da borda lateral, na parte mais profunda da piscina.
  5. Saltar da borda lateral da piscina em posição grupada e de joelhos.
  6. Dando um impulso, deslizar de bruços, a distância de dois corpos.
  7. Dando um impulso, deslizar de barriga para cima, a distância de dois corpos.
  8. Nado livre – 9 metros.
  9. Nado de costas – 9 metros.
  10. Demonstrar a batida de pés básica – 9 metros.
  11. Mudar de direção no nado livre de frente.
  12. Mudar de direção no nado de costas.
  13. Discutir as regras de segurança para o mergulho.
  14. Boiar.
  15. Pular em águas profundas usando colete salva-vidas.
  16. Demonstrar a posição de pedido de socorro durante 1 minuto.
  17. Demonstrar a posição grupada durante 1 minuto.
  18. Demonstrar a técnica de desobstruir as vias aéreas num resgate de afogados.
Natação – Principiante II
Completar o curso de natação da Cruz Vermelha, Nível IV, ou as exigências a seguir: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-33.gif
  1. Mergulhar em águas profundas, e submergir e emergir várias vezes.
  2. Demonstrar as várias posições nas quais se pode boiar.
  3. Demonstrar a respiração alternada em águas profundas.
  4. Saltar da lateral da piscina em duas posições diferentes.
  5. Demonstrar a batida básica do nado costa – 10 metros.
  6. Demonstrar braçada de costas – 5 metros, ou 15 segundos.
  7. Nado simples, 25 metros, com respiração alternada.
  8. Nado de costas; 25 metros.
  9. Demonstrar a batida de peito com ou sem prancha por 25 metros.
  10. Com ou sem prancha de natação, demonstrar batida de perna do nado tesoura por 10 metros.
  11. Demonstrar a virada numa das paredes da piscina.
  12. Movimentar-se na água com qualquer movimento de pernas, durante 2 minutos.
  13. Demonstrar respiração de resgate.
  14. Assistir uma demonstração de reanimação cardiopulmonar.
Natação – Avançado
Completar o curso de natação da Cruz Vermelha, Nível VII, ou as exigências a seguir: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-36.gif
  1. Fazer saltos do trampolim, em posições grupada e carpada, assegurando-se de que a profundidade da água é adequada.
  2. Nadar continuamente 500 metros, em quaisquer combinações de estilo de nado.
  3. Nado simples – 200 metros.
  4. Nadar em baixo da água – 25 metros.
  5. Nado de costas – 100 metros.
  6. Nado peito – 50 metros.
  7. Nado de lado – 50 metros.
  8. Nado borboleta – 25 metros.
  9. Demonstrar virada no nado de costas.
  10. Fazer resgate dentro da água, usando equipamento.
  11. Falar sobre os princípios do bom condicionamento, e demonstrá-los verificando seu ritmo cardíaco.
  12. Buscar no fundo de uma piscina (2,5m a 3m de profundidade) um objeto do tamanho de um tijolo.
  13. Revisar as normas de segurança na água.
  14. Movimentar-se na água, sem nadar, durante cinco minutos.
  15. Ajudar num resgate com prancha para socorrer vítimas.
Navegação
  1. Conhecer pelo menos 20 termos náuticos, usados na navegação. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-37.gif
  2. Citar pelo menos três recursos que auxiliam na navegação, e suas funções. Por quem são mantidos?
  3. Dar o nome de seis tipos de bóias. O que significam e como são usadas? Mencionar as cores dos seis tipos que você mencionou.
  4. Recitar o nome dos oito pontos cardeais de uma bússola. Por que a mesma é tão importante para a navegação? Onde deve estar localizada numa embarcação, e por quê?
  5. Citar quatro dos nós mais utilizados na arte de navegar. Saber dar estes nós e mencionar seus principais usos.
  6. Familiarizar-se com a leitura e interpretação da carta marítima. Por que tal carta é tão valiosa em águas desconhecidas? Explicar algumas coisas que a carta marítima demonstra. Explicar símbolos usados na mesma, ou duas das bóias mais usadas.
  7. Ao participar ativamente em atividade de navegação, quais as três regras de segurança mais importantes que você deveria seguir?
  8. O que significa estar adequadamente equipado? Ilustrar sua resposta.
  9. O que significa as expressão “regras de rota”  e “ética marítima”?
Nós
  1. Definir os seguintes termos: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-38.gif
    • seio ou laçada
    • ponta corrediça ou vivo
    • corda restante ou ponta fixa
    • nó superior
    • alça de azelha ou laçada com nó
    • volta ou laço
    • curva ou dobra
    • amarra
    • união de cordas
    • chicote ou ponta de trabalho
  2. Conhecer os cuidados para conservação de cordas.
  3. Descrever a diferença entre a corda estática e dinâmica.
  4. Identificar os tipos de cordas a seguir:
    • poiliéster
    • sisal
    • nylon
    • polipropileno
  5. Quais são algumas vantagens e desvantagens da corda sintética?
  6. Fazer uma corda de três fios, a partir de materiais encontrados na natureza ou barbante.
  7. Faça uma corda de dois metros com trançado triplo usando material nativo ou barbante.
  8. De memória, fazer pelo menos 20 dos nós a seguir, e conhecer seus usos mais comuns, e suas limitações. Demonstrar para o avaliador e apresentar por escrito os nós com suas utilidades. São estes os nós:
    • Volta de Fateixa
    • Lais de Guia
    • lais de Guia Duplo
    • Nó Quadrado
    • Nó Cego
    • Nó de Carrasco ou de Forca
    • Borboleta
    • Nó de Espia
    • Nó Bolina
    • Nó Constritor
    • Nó de Espia Duplo
    • Nó em Forma de Oito
    • Nó de Pescador
    • Nó de Pescador Duplo
    • Volta do Caçador
    • Volta do Gato
    • Volta do Torto
    • Volta do Fiel
    • Nó Prusik
    • Lais de Guia de Correr
    • Cadeira de Bombeiro
    • Catau
    • Nó de Escota
    • Nó de Correr
    • Nó Direito
    • Nó Cirurgião
    • Volta da Ribeira
    • Dois Cotes
    • Meio-nó Superior ou Nó Único Para Empate
  9. Fazer um quadro de nós, demonstrando no mínimo 25 deles.
Ordem Unida
  1. Explicar cinco objetivos, ou mais, da ordem unida. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-39.gif
  2. Definir:
    • formação
    • linha
    • fileira
    • intervalo
    • coluna
    • fila
    • distância
    • cobrir
    • base
    • cadência
  3. Explicar as ações de cada uma das ordens a seguir:
    • Atenção e descansar
    • Marcar passo, passo acelerado, sem cadência
    • Continência e apresentar armas
    • Frente para direita / esquerda e Coluna à direita / esquerda
  4. Executar corretamente os movimentos básicos a seguir:
    • Alto
    • Descansar
    • Esquerda volver
    • Direita volver
    • Apresentar armas
    • Posição para Oração
    • Olhar à direita
    • Olhar à esquerda
    • Meia volta volver
    • Frente para a retaguarda
    • Prestar continência
    • Fora de forma
  5. Executar corretamente os movimentos a seguir:
    • Marcar passo
    • Em frente, marche
    • Pela direita contra/marcha
    • Pela esquerda contra/marcha
    • Coluna direita (com coluna de três ou quatro)
    • Coluna esquerda
    • Marchar para trás
    • Alto
  6. Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobrá-la adequadamente.
Ordem Unida (nível avançado)
  1. Completar a especialidade Ordem Unida. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-40.gif
  2. Com um banderim de unidade demonstrar as seis posições básicas.
    • Posição de sentido com banderim
    • Marchar com banderim
    • Saudação com banderim em posição de sentido
    • Saudação com banderim em marcha
    • Apresentar banderim
    • Levantar banderim
  3. Demonstrar como e quando usar as posições básicas do banderim de unidade na execução dos comandos da ordem unida.
  4.  Ser membro ativo de uma equipe de ordem unida, que tenha se apresentado pelo menos duas vezes no último ano em algum evento na comunidade, da associação ou público.
  5. Demonstrar habilidade para manter o passo com uma equipe de ordem unida, e movimentar-se em completa sintonia com o grupo, em todos os momentos.
  6. Como membro de uma equipe de ordem unida, fazer quatro séries de exercícios de precisão. Incluir em pelo menos um deles, comandos combinados.
  7. Comandar uma equipe de pelo menos quatro pessoas numa apresentação de ordem unida, ensinando-lhes as manobras básicas, comandos de direção e a distância entre os comandos preparatórios e os comandos de execução.
  8. Liderar todos os membros de um Clube de Desbravadores em pelo menos dez movimentos básicos da ordem unida.
  9. Hastear e descer formalmente a bandeira nacional, com ajuda de uma unidade (ou um guarda bandeira escolhido), durante uma cerimônia num acampamento, numa reunião especial dos Desbravadores, num programa do Dia dos Desbravadores, num campori ou evento ou cerimônia semelhantes.
Orientação
  1. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-41.gifExplicar o que é um mapa topográfico, o que se pode encontrar nele e três utilidades para o mesmo.
  2. Identificar pelo menos 20 sinais e símbolos usados em mapas topográficos.
  3. Apresentar a nomenclatura de uma bússola.
  4. Conhecer e explicar os termos a seguir:
    • Elevação
    • Azimute
    • Curvas de nível
    • Norte magnético
    • Norte verdadeiro
    • Declinação
    • Escala
    • Medida
    • Distância
    • Formato do terreno
    • Azimute dorsal
  5. Demonstrar como tirar um azimute magnético.
  6. Demonstrar como seguir um azimute magnético.
  7. Conhecer dois métodos de correção para a declinação e quando esta correção é necessária.
  8. Ser capaz de orientar-se usando um mapa e uma bússola.
  9. Provar sua habilidade de usar mapas e bússolas, realizando uma caminhada de 3 quilômetros pelo campo, com pelo menos 5 leituras de bússola ou pontos de controle.
Pioneirismo
    1. Descreva por escrito, oralmente, ou com figuras como os primeiros pioneiros encontraram as seguintes necessidades http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-42.gifbásicas para a vida.
      • alojamento e mobilias
      • vestimenta
      • comida
      • cozinhar
      • calor e luz
      • ferramentas e trabalho manual
      • saneamento
      • transporte
    2. Construir um pedaço de mobília útil com amarras. Aprender as seguintes amarras:
      • quadrada ou plana
      • diagonal
      • trípode
      • contínua
    3. Fazer um dos seguintes:
      • tecer uma cesta usando materiais naturais
      • fazer um par de mocassins de couro
      • fazer uma touca para uma senhora à mão
      • construir um brinquedo simples usado pelos pioneiros
    4. Conhecer como fazer farinha de pelo menos uma planta selvagem para o uso de cozeduras.
    5. Fazer fogo sem fósforos. Use produtos naturais que produzem fogo. Mantenha o fogo aceso por cinco minutos. Você pode usar os seguintes para começa-lo:
      • pedra de isqueiro e aço
      • fricção
      • faisca elétrica
      • vidro curvo
      • fósforos de metal
      • ar comprimido
    6. Demonstrar conhecimento do ofício de trabalhar com o machado nos seguintes:
      • descrever os melhores tipos de machados
      • demonstrar como afiar um machado corretamente
      • conhecer e praticar as regras de segurança no manuseio de um machado
      • conhecer a forma apropriada de usar um machado
      • cortar corretamente em dois um tronco que tenha pelo menos vinte centímetros de espressura.
      • fender corretamente uma madeira que tenha pelo menos vinte centímetros de diâmetro e trinta centímetros de comprimento.
    7. Fazer dois dos seguintes:
      • fazer uma corda de 3 metros a partir de material natural ou barbante.
      • demonstrar dez nós úteis para os pioneiros e contar como foram usados
      • Usando uma corda e materais naturais, faça um dispositivo para mover objetos pesados
      • construa uma adequada e confortável latrina
    8. Explique a necessidade de uma manutenção da saúde apropriada monstrando alguma relação com o desperdício humano e com o lavar do corpo, das roupas, e pratos.
    9. Ajudar na construção de uma ponte, de corda ou de madeira, de três metros de comprimento, usando amarras.
    10. Conhecer quatro maneiras de conservar a beleza da mata.
    11. Fazer dois dos seguintes:
      • fazer uma vela de cera ou outra forma de fonte de luz dos pioneiros
      • fazer uma barra de sabão
      • ordenhar uma vaca
      • bater manteiga
      • fazer uma pena de caneta e escrever com ela
      • fazer uma boneca usando uma espiga de milho
      • ajudar a fazer uma colcha
    12. Fazer uma das seguintes:
      • Ajudar na construção de uma balsa, usando amarras. Fazer uma viagem de 3 km em um rio com esta balsa.
      • Com um vaqueiro experiente, participar de uma cavalgada de 9 km em dois dias, levando todos os suprimentos necessários em um fardo que você já aprendeu a empacotar.
      • Com um líder experiente, participar de uma viagem de canoa de 9 km em dois dias, levando todos os materiais necessários corretamente. Um pequeno transporte pela terra pode ser realizado.
      • Com um líder experiente, participar de uma caminhada de 9 km em dois dias, levando todos os materiais necessários.
Pipas
      1. Quando foram inventadas as pipas? Qual a primeira vez que alguém empinou uma pipa? Citar pelo menos três maneiras através das http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-43.gif quais as pipas ajudaram pesquisas científicas, e contar como cada uma delas afetou o mundo em que vivemos. Contar a história de Benjamin Franklin e sua pipa.
      2. Mencionar algumas formas pelas quais as pipas podem ser utilizadas hoje em dia.
      3. Explicar resumidamente como as pipas ficam no ar.
      4. Definir os seguintes termos:
        • pipa
        • linha
        • vento bom
        • estirante
        • rabiola
        • armação
        • carretel
      5. Qual é uma causa comum das pipas apresentarem defeitos?
      6. O que deveria ser feito quando uma pipa não pára de dar voltas enquanto está sendo empinada?
      7. Por que às vezes é necessário ter uma rabiola na pipa?
      8. Conhecer pelo menos três regras de segurança para empinar pipas.
      9. Conhecer como enrolar a linha num pedaço de pau. Saber emendar a linha com o nó de pescador.
      10. Fazer dois tipos diferentes de pipas, e empiná-las.
Remo
  1. Ter a especialidade em Natação – Intermediário. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-44.gif
  2. Com seu instrutor e sem ajuda, remar corretamente:
    • 500 metros em curso reto, parar, fazer a volta completa, e voltar ao ponto de partida.
    • Remar a ré uns 200 metros, em linha reta. Fazer a volta, continuar remando a ré até ao ponto de partida. (Endireitar o remo a cada golpe. As forquilhas que prendem o remo ao bote não devem ser usadas.)
  3. Demonstrar:
    • como lançar o barco na água, e trazê-lo de volta ao ancoradouro
    • ajudar uma pessoa a entrar e sair de um barco a remo ao lado de um ancoradouro
    • amarrar um barco a remo ao ancoradouro, usando um Volta do Fiel, dois Meia-voltas e um Lais de Guia
  4. Sozinho, ou com a ajuda de alguém que nade bem, desvirar um barco virado, entrar no mesmo e remá-lo com as mãos ou com remos, a distância de 10 metros. Explicar em que casos se deve segurar o barco, e em quais se deve entrar dentro do mesmo.
  5. Sair de um ancoradouro, sozinho num barco a remo, aproximar-se de um nadador e manobrar de forma que o nadador possa ser levado em segurança para o ancoradouro (ou margem).
  6. Dar o nome e identificar cinco tipos diferentes de barcos, que podem se usados com remos. Explique o uso de cada um.
  7. Identificar e descrever pelo menos dois tipos de toleteiras.
  8. Quais as vantagens obtidas por vibrar os remos enquanto se rema?
  9. Como controlar um barco a remo em casos de ventos ou tempestades repentinos?
  10. Como se calcula o número de pessoas que podem ser levadas com segurança num barco salva-vidas a remo?
  11. Que iluminação é necessária para um barco a remo à noite?
  12. Como se reboca um barco a remo que não é usado durante certa época do ano, e como se faz para prepará-lo para voltar à água?
Saltos Ornamentais
  1. Demonstrar os seguintes saltos: http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-45.gif
    • Anjo
    • Mortal de frente grupado
    • Meio parafuso
  2. Realizar dois dos seguintes saltos: mortal (grupado, carpado ou esticado), meio parafuso, um e meio mortal para frente grupado ou carpado, salto simples para trás grupado, carpado ou esticado, salto revirado grupado ou carpado.
  3. Explicar a profundidade segura da água para saltos em trampolim de um metro e três metros. Que distância o trampolim deveria projetar-se sobre a piscina? Que trampolins são recomendáveis?
Na hora do teste, cada candidato deverá anunciar o salto que fará, e ser avaliado de acordo com o mesmo.
Base para avaliação: Posição de atenção para saltos com corrida; posição de atenção para saltos parados (na borda do trampolim), baseados em (a) apro-ximação, (b) impulsão, (c) posição corpo no ar, esticado, carpado ou grupado, (d) entrada na água.
Salvamento de Afogados
(Necessário o acompanhamento de instrutor) http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-46.gif
Completar o curso de Salva-Vidas da Cruz Vermelha, ou:
  1. Ter a especialidade em Natação, e pelo menos seis horas de preparação e prática.
  2. Tirar a roupa em águas profundas, e nadar 100 metros.
  3. Mergulhar em águas com profundidade de 2 metros, retirando vários objetos do fundo, três vezes, e um peso de 4,5k.
  4. Fazer a aproximação correta – 9 metros – e carregar com braço em torno do peito – 9 metros.
  5. Fazer a aproximação correta, em mergulho, aproximação sob a água, e carregar a “vítima” – 9 metros.
  6. Aproximar-se e carregar pelo cabelo ou pelo braço – 9 metros.
  7. Carregar um nadador cansado por 9 metros, após ter feito aproximação de 9 metros.
  8. Soltar as mãos da vítima do seu pulso – esquerdo e direito.
  9. Soltar os braços da vítima do seu pescoço – lado esquerdo e direito.
  10. Demonstrar respiração artificial.
Salvamento de Afogados (nível avançado)
(Necessário o acompanhamento de instrutor) http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-47.gif
  1. Fazer e passar no exame do curso de instrutor de Salva-Vidas da Cruz Vermelha, e receber o certificado, ou:
           Obter o certificado de Salva-Vidas de uma instituição equivalente.
Vela
  1. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-49.gifTer a especialidade Natação – Intermediário.
  2. Conhecer as regras pertinentes à atividade de velejar.
  3. Saber como as condições do tempo e do mar afetam a segurança na atividade de velejar.
  4. Que medidas de segurança deveriam ser tomadas ao velejar?
  5. a. Afastar o barco a vela do ancoradouro ou praia.
    b. Saber como ajustar as velas de acordo com as seguintes situações:
    contra o vento
    toda-vela
    curva aberta
    curva fechada
    a favor do vento
  6. Saber fazer os seguintes nós, e como utilizá-los ao velejar:
    • Nó direito
    • Lais de guia
    • Volta do fiel
    • Figura em oito
    • Laçada dupla
  7. Relacionar várias maneiras de cuidar e conservar seu equipamento de vela durante o ano todo.
  8. Conhecer o significado de pelo menos 20 termos usados na atividade de velejar.
  9. Ser capaz de identificar pelo menos 15 partes de um barco a vela.
  10. Demonstrar o resgate de uma pessoa que tenha caído na água.
  11. Demonstrar o que fazer quando o barco a vela vira.
*Estas exigências devem ser feitas sob a supervisão de um adulto. Um barco de resgate deveria estar de prontidão, em caso de necessidade.
Vida Silvestre
(Necessário o acompanhamento de instrutor) http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-50.gif
    1. Participar de pelo menos dois acampamentos durante os quais possa praticar as habilidades necessárias para esta especialidade.
    2. Mencionar cinco coisas que devem ser feitas quando se está perdido numa floresta. Conhecer três métodos de escolher a direção sem uma bússola.
    3. Demonstrar três maneiras de purificar água para beber.
    4. Conhecer três formas de encontrar água na floresta e demonstrar dois desses métodos.
    5. Demonstrar dois métodos de avaliar a altura de uma árvore, e a largura de um riacho.
    6. Identificar as pegadas de quatro animais ou pássaros silvestres.
    7. Usando uma bússola, seguir um curso de mais de 100 metros começando em três lugares diferentes, e com menos de 5% de erro.
    8. Identificar, preparar e comer dez variedades de plantas silvestres.
    9. Ter um estojo pessoal de sobrevivência, com 15 itens, e saber usar cada um deles.
    10. Explicar a necessidade de um bom sono, regime alimentar adequado, higiene pessoal e exercício apropriado.
    11. Explicar a necessidade dos Primeiros Socorros. Além desta especialidade, co-nhecer a prevenção, os sintomas, e o tratamento de primeiros socorros para o seguinte:
      • hipotermia
      • mordida de cobra venenosa
      • insolação
      • exaustão
      • arbustos venenosos
      • feridas ou machucados com infecção
      • enjôo provocado por altitude
      • desidratação
    12. Demonstrar duas formas de sinalizar pedidos de socorro.
    13. Demonstrar os princípios que devem ser respeitados para se andar silenciosamente e esconder-se, em caso de necessidade.
    14. Explicar como preparar-se e providenciar abrigo nas seguintes condições:
      • muita neve
      • áreas rochosas
      • pântanos
      • florestas
    15. Preparar um cardápio equilibrado para duas pessoas, durante um fim de semana. Preparar estas refeições durante um acampamento, em fogueira ou em fogão de acampamento.
    16. Conhecer as regras necessárias para se respeitar as áreas silvestres e saber como contribuir para a conservação destas áreas.
    17. Demonstrar como fazer os nós a seguir, e conhecer a utilidade de cada um:
      • Lais de guia
      • Volta do fiel
      • Pescador duplo
      • Figura em oito
      • Prussick
      • Laçada dupla
      • Direito
      • Pescador
      • Quadrado
Wind Surf
  1. Ter a especialidade em Natação – Intermediário. http://desbravadores.org.br/desbravadores/files/2011/07/AR-51.gif
  2. Aprender os significados dos seguintes termos:
    • Linha do vento
    • Vento pelo través
    • Vento aparente
    • Controle da Prancha
    • Barlavento
    • Sotavento
    • Posição de mastro
    • Arribar
    • Jibe
    • Bolina
    • Empopada
    • Linha de centro
    • Frente
    • Orçar
    • Mão de mastro
    • Panejo da vela
    • Auto salvamento
    • Técnica tesoura
    • Corda
    • Uphaul
    • Decoração do barco
    • Ponto de referência Visual
  3. Conhecer as partes da prancha, e demonstrar como montar a vela.
  4. Explicar os passos básicos da atividade de velejar.
  5. Definir e demonstrar a posição inicial básica.
  6. Definir e demonstrar quatro passos necessários para bordejar.
  7. Definir e demonstrar quatro passos necessários para marcar ou bandear.
  8. Relacionar os sete passos iniciais usados para fazer com que a prancha movimente-se sobre a água.
  9. Responder as seguintes perguntas sobre segurança:
    • Que equipamento de segurança deveria ser usado ao se praticar o wind surf?
    • Por que é importante saber a previsão do tempo antes de entrar na água?
    • Ao começar a aprender o wind surf, por que é importante estar numa área fechada?
    • Quais os sinais de mão que significam “Está tudo bem”, e “Preciso de ajuda”?
  10. Que cuidados devem ser dispensados à vela e à prancha para melhor conservá-las?
  11. Velejar com uma prancha de wind surf até um ponto de referência que esteja à vista, e, em seguida, voltar à posição inicial.


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