
DINÂMICAS QUE AJUDAM NO CRESCIMENTO ESPIRITUAL E AUXILIAM NA FORMAÇÃO DOS VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS
Aprendendo a Lidar com o Adolescente
1
CUIDADO COM A DISCRIMINAÇÃO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre o problema da discriminação.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta atividade não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “O Bom Samaritano”, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto “O Bom Samaritano” para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente grifando os pontos principais, fazendo em seguida um comentário por escrito.
CONCLUSÃO
após a leitura em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto. Finalizando, o facilitador deverá ler o texto bíblico de At. Os cap. 10 ver. 34, “Deus não faz acepção de pessoas”, e dirá: devemos seguir o mesmo exemplo.
Texto para reflexão
O BOM SAMARITANO
um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano estava viajando por aquele caminho e chegou perto e fez curativos nele, pondo azeite e vinho nas feridas. Depois disso, colocou o homem no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
- tome conta dele. Na volta, quando eu passar por aqui, pagarei o que você gastar a mais com ele.
OBSERVAÇÃO: Este texto deve ser datilografado ou xerografado para ser entregue a cada componente do grupo.
após a leitura em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto. Finalizando, o facilitador deverá ler o texto bíblico de At. Os cap. 10 ver. 34, “Deus não faz acepção de pessoas”, e dirá: devemos seguir o mesmo exemplo.
Texto para reflexão
O BOM SAMARITANO
um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano estava viajando por aquele caminho e chegou perto e fez curativos nele, pondo azeite e vinho nas feridas. Depois disso, colocou o homem no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
- tome conta dele. Na volta, quando eu passar por aqui, pagarei o que você gastar a mais com ele.
OBSERVAÇÃO: Este texto deve ser datilografado ou xerografado para ser entregue a cada componente do grupo.
2
ENCENAÇÃO SOBRE A IRA
OBJETIVO
o objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre a ira, além de proporcionar um momento de descontração.
LOCAL
sala ampla com cadeiras
TEMPO
esta atividade dura no máximo 15 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
o ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
esta atividade é excelente no momento da apresentação de algum trabalho em equipe.
A equipe deverá ser orientada pelo facilitador a fazer uma encenação no momento da apresentação do trabalho. Os componentes iniciam com uma discussão, falando mal uns dos outros, até mesmo do professor, procurando envolver a turma.
Após os ânimos se elevarem, o facilitador e a equipe dirá ao grupo que tudo não passou de uma encenação.
CONCLUSÃO
a atividade encerra-se com uma reflexão do texto bíblico: “Irai-vos e não pequeis”.
a atividade encerra-se com uma reflexão do texto bíblico: “Irai-vos e não pequeis”.
3
A LIMITAÇÃO DO HOMEM
OBJETIVO
o objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre a limitação do homem, além de proporcionar um momento de descontração.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade divide-se em duas etapas:
1ª ETAPA
O facilitador pedirá que cada pessoa, durante cinco minutos, tente fazer o exercício exposto a seguir.
2ª ETAPA
O facilitador apresentará um cartaz ou escreverá num quadro este pensamento: “O HOMEM NÃO É LIMITADO TANTO POR SUAS FERRAMENTAS, SENÃO POR SUA VISÃO”.
CONCLUSÃO
Esta dinâmica encerra-se com um debate em torno do assunto.
Exercício
Ligue os pontos abaixo com apenas 4 linhas, sem tirar o lápis do papel, sem passar mais de uma vez pelo mesmo lugar e sem deixar algum ponto sem ligar.
O facilitador apresentará um cartaz ou escreverá num quadro este pensamento: “O HOMEM NÃO É LIMITADO TANTO POR SUAS FERRAMENTAS, SENÃO POR SUA VISÃO”.
CONCLUSÃO
Esta dinâmica encerra-se com um debate em torno do assunto.
Exercício
Ligue os pontos abaixo com apenas 4 linhas, sem tirar o lápis do papel, sem passar mais de uma vez pelo mesmo lugar e sem deixar algum ponto sem ligar.
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SOLUÇÃO
4
VOCÊ FAZ SUAS ESCOLHAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre a importância das escolhas em nossas vidas, além de proporcionar um momento de descontração.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Quadro negro e giz.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade divide-se em cinco etapas:
1ª ETAPA
O facilitador colocará no centro da sala uma bandeja contendo chocolates e balas. É fundamental que o número de chocolates e balas seja equivalente ao número de pessoas do grupo.
2ª ETAPA
O facilitador pedirá aos participantes que se dirijam ao centro da sala e escolham um chocolate ou uma bala. Cada pessoa só poderá escolher um dentre eles. Quem não conseguir pegar o que desejava ficará com o que restou.
3ª ETAPA
O facilitador observará a reação do grupo e em seguida pedirá que haja uma troca. Quem estava com o chocolate ficará com a bala e vice-versa.
4ª ETAPA
Cada pessoa relatará sua experiência no primeiro e no segundo momento.
5ª ETAPA
O facilitador apresentará um cartaz ou escreverá num quadro negro o seguinte pensamento: “VOCÊ FAZ SUAS ESCOLHAS, E SUAS ESCOLHAS FAZEM VOCÊ”.
CONCLUSÃO
Esta dinâmica encerra-se com um debate em torno do assunto.
5
UNIDOS EM ORAÇÃO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é despertar no grupo a necessidade de união até mesmo na oração.
LOCAL
Esta atividade pode ser desenvolvida na igreja, na Escola Bíblica Dominical, num retiro, etc.
TEMPO
Esta dinâmica dura em média 5 a 10 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para essa atividade não existe limite de pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador pedirá ao grupo que forme um círculo, de mãos dadas, juntando-se o máximo possível. Em seguida fará uma oração.
CONCLUSÃO
Ao concluir, o facilitador por alguns instantes falará sobre a importância da união.
6
NÃO ESQUECER O AMIGO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre as conseqüências do egoísmo.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta dinâmica não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “Levanta Zé”, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto “Levanta Zé” para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente grifando os pontos principais. Fazendo em seguida um comentário por escrito.
CONCLUSÃO
Após a leitura do texto em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto.
Texto para reflexão
LEVANTA ZÉ
Mulher, a partir de hoje não atendo mais telefone. Diga que não estou, não cheguei, sei lá!
- E se for coisa importante?
- Não quero saber, tenho minha vida, meus negócios e quero sossego aqui em casa. Os outros que se danem, deixem recado!
- Pai, o telefone está tocando!
- Se for para mim, filho, MINTA, diga que não estou!
- Mentir???
- Isso mesmo, ou você nunca fez isso?
Eram três horas da madrugada quando o telefone iniciou seu grito da noite. Encheu, chateou, perturbou e nada de alguém pega-lo.
A esposa dizia:
- Levanta Zé!
- Eu não. Não vou descer a escadaria para chegar ao telefone. Quem quiser falar comigo que fale de dia... ou melhor, deixe recados de dia.
- Levanta, Zé!
- Não vou, não vou e não vou...!
Três e quinze. O telefone parou.
Dormiram o sono dos justos.
No dia seguinte, foi para a empresa.
Caprichos do “destino”. O sinal vermelho apareceu. Parou o carro. A seu lado, na calçada, uma banca de jornal. As revistas pornográficas expostas acintosamente, um menino olhando e, ao lado, um jornal escancarado com uma manchete violenta: “SUICÍDIO NO BAIRRO MILIONÁRIO”.
A foto logo abaixo era... era do seu amigo, sim do maior amigo que ele tinha.
Quando o sinal abriu, deu a volta no quarteirão e retornou para casa. Pegou a esposa e foi para a casa do morto.
Entrou tremendo. O peso da dor pairava no ar e, ao abraçar a viúva, perguntou o porquê. A resposta veio:
“Ele estava mal de situação... Não falava para ninguém... As firmas à porta da falência... Ele vivendo de aparência...
Precisava mostrar-se forte como sempre... Medo de perder... Perder a influência... Às três da manhã, levantou-se desesperado. Não consigo dormir. Pegou o telefone e disse que ia ligar para o maior amigo que tinha. Não queria mais dinheiro, queria apenas um apoio um ouvido para escutá-lo...
O amigo não estava... Não estava... Levanta Zé!
7
DESCOBRINDO MINHAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar as pessoas que têm dificuldade de auto-aceitação a descobrirem suas características positivas e negativas a fim de que aprendam amar-se, reconhecendo seu valor pessoal.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESÁRIO
Lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
Ao aplicar esta dinâmica, o facilitador, caso não seja especializado, não deve aprofundar-se nos sentimentos do grupo, visto que algumas pessoas possuem traumas que poderão manifestar-se.
Esta dinâmica divide-se em cinco etapas:
1ª ETAPA
O facilitador entregará a cada pessoa um afolha de papel e solicitará a todos que façam um desenho do animal de que mais gostem ou que mais admirem.
2ª ETAPA
Todos deverão escrever ao lado do desenho as características positivas e negativas desse animal.
3ª ETAPA
Cada pessoa fará a apresentação do seu trabalho.
4ª ETAPA
O facilitador levará cada um refletir sobre as características do seu animal, fazendo uma relação e sublinhando aquelas que tenham a ver com cada pessoa.
5ª ETAPA
O facilitador pedirá que cada pessoa leia as palavras sublinhadas e faça um comentário sobre suas características positivas e negativas.
Obs.: Deve ser respeitada a posição do componente do grupo que se recusar a fazer a leitura e o comentário.
CONCLUSÃO
No final, o facilitador reforçará os pontos positivos e negativos de cada pessoa e fará uma oração em favor daqueles que têm dificuldades de auto-aceitação.
8
GOSTO E FAÇO I
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é medir o nível de satisfação de cada adolescente consigo mesmo.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 20 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Papel e lápis.
DESENVOLVIMENTO
Esta dinâmica divide-se em três etapas:
1ª ETAPA
O facilitador pedirá para cada componente do grupo fazer uma lista das coisas de que goste e de que não goste, conforme o quadro demonstrativo apresentado a seguir. Esta etapa durará quinze minutos.
2ª ETAPA
Cada pessoa deverá ler sua lista para o grupo.
3ª ETAPA
O facilitador entregará a cada componente do grupo uma ficha de avaliação, conforme demonstração a seguir e pedirá que todos anotem quantas considerações fizeram sob cada item, somando-as e dando os resultados. No final, descobrirá o seu nível de satisfação.
4ª ETAPA
O facilitador recolherá todas as listas, e o grupo fará uma discussão em torno do assunto.
CONCLUSÃO
Esta atividade pode ser encerrada com uma oração em favor das pessoas que se sentem insatisfeitas consigo mesmas.
QUADRO DEMONSTRATIVO
GOSTO E FAÇO | GOSTO E NÃO FAÇO |
| |
NÃO GOSTO E FAÇO | NÃO GOSTO E NÃO FAÇO |
| |
FICHA DE AVALIAÇÃO
1 – ANOTE QUANTAS CONSIDERAÇÕES VOCÊ FEZ PARA CADA ITEM
- Gosto e faço_________________
- Gosto e não faço______________
- Não gosto e faço______________
- Não gosto e não faço___________
2 – SOME AS CONSIDERAÇÕES ABAIXO E DÊ OS RESULTADOS.
a) Gosto e faço ³/4 ³/4 + Não gosto e não faço ³/4 ³/4 =
b) Gosto e não faço ³/4 ³/4 + Não gosto e faço=
Obs.: Se o resultado da letra (b) for maior do que o da letra (a) significa que você está insatisfeito consigo mesmo.
9
GOSTO E FAÇO II
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é proporcionar ao adolescente uma visão ampla sobre as coisas lícitas e ilícitas.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser o mesmo da dinâmica anterior.
MATERIAL NECESSÁRIO
Trabalhos realizados na dinâmica anterior.
DESENVOLVIMENTO
Esta dinâmica deve ser executada após a realização da dinâmica anterior, de preferência no mesmo dia. Ela divide-se em quatro etapas:
1ª ETAPA
Inicialmente o facilitador deverá fazer uma avaliação dos trabalhos realizados na dinâmica anterior. observação à parte quando se fizer necessário.
2ª ETAPA
O facilitador, durante vinte minutos, transmitirá uma mensagem sobre “AS COISAS LÍCITAS E ILÍCITAS”, baseada no texto de I Co. 6.12. é fundamental importância evitar o uso de regras e preceitos fora dos padrões bíblicos para não haver discrepância entre os padrões exigidos e o contexto social em que o adolescente vive. Deve ser enfatizado que nem tudo do que gostamos é conveniente para nós, bem como que, muitas vezes, temos de fazer determinadas coisas mesmo sem gostar delas, por serem necessárias em nossas vidas.
3ª ETAPA
O facilitador apresentará uma súmula da avaliação dos trabalhos da dinâmica anterior, com as observações feitas anteriormente.
4ª ETAPA
Haverá um debate em torno do assunto.
CONCLUSÃO
Esta atividade pode ser encerrada com uma oração.
10
ATINGIR O ALVO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre a importância do estabelecimento de alvos em nossas vidas e de como conquistá-los.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 30 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Quadro, giz e folhas de papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador traçará num quadro um alvo que deverá ser atingido por cada pessoa e determinará uma distância. Em seguida, distribuirá papéis amassados em forma de bolinhas e pedirá que cada um tente acertar esse alvo.
Deverá ser observado o comportamento do grupo, ou seja, quem acertou o alvo, quem não conseguiu acertar, quem foi persistente, quem desistiu, etc.
CONCLUSÃO
No final o grupo compartilhará sua experiência, e o facilitador falará da importância do estabelecimento de alvos em nossas vidas e como conquistá-los.
11
O QUE VOCÊ ENTENDE?
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descobrir o pensamento do grupo em relação a determinado tema e proporcionar uma visão ampla em torno do assunto.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Bíblia, papel e lápis.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade divide-se em três etapas:
1ª ETAPA
O facilitador apresentará ao grupo um tema atraente e polêmico. O mesmo pode ser escolhido pelo grupo ou sugerido pelo próprio facilitador.
Obs.: O facilitador precisa estar bastante seguro em relação ao assunto que será discutido.
2ª ETAPA
Cada pessoa deverá expressar o seu pensamento por escrito.
3ª ETAPA
Todos deverão ler o seu pensamento, seguindo-se de um debate.
CONCLUSÃO
No final, o facilitador abordará o assunto com bastante clareza.
SUGESTÕES DE TEMAS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA DINÂMICA “O QUE VOCÊ ENTENDE?”. 1 – VOCÊ CONCORDA COM A PENA DE MORTE? POR QUÊ? 2 – O QUE VOCÊ ACHA DO ABORTO? 3 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE OS DISCOS VOADORES? POR QUÊ? 4 – VOCÊ CONCORDA COM A LIBERAÇÃO DO USO DA MACONHA? POR QUÊ? 5 – QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O HOMOSSEXUALISMO? 6- VOCE ACHA QUE HÁ ESPERANÇAS PARA HOMOSSEXUAIS? 7 – VOCÊ ACHA ERRADO O SEXO ANTES DO CASAMENTO? 8 – COMO DEVE SER O NAMORO DO CRISTÃO? 9 – VOCÊ ACHA VERTO “FICAR”? POR QUÊ? 10 – VOCÊ ACHA ERRADO NAMORAR UM DESCRENTE? 11 – VOCE ACREDITA QUE O VIDEO GAME TRAZ PREJUÍZOS PARA NOSSAS VIDAS? POR QUÊ? 12 – VOCÊ CONCORDA COM A PROGRAMAÇÃO DA TELEVISÃO BRASILEIRA? POR QUÊ? |
12
A IMPORTÂNCIA DO AMOR
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre a importância do amor.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta dinâmica não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: I Coríntios cap. 13, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto de I Coríntios cap.13 para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente, grifando os pontos principais, fazendo em seguida um comentário.
CONCLUSÃO
Após a leitura do texto em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto.
Texto para reflexão O AMOR Eu poderia falar todas as línguas que se falam na terra e até no céu, mas se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o barulho do gongo ou o som do sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter toda a fé necessária para tirar as montanhas dos seus lugares; mas se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia das tudo o que tenho e até entregar o meu corpo para ser queimado; mas se não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Há mensagens espirituais, mas durarão pouco. Existem dons de falar em línguas estranhas, mas acabarão logo. Existem conhecimentos, mas terminará também. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais existem somente em parte desaparecerá. Quando eu era criança, a minha maneira de falar, de sentir e de pensar era de criança. Agora que já sou adulto, não tenho mais essas maneiras de criança. O que agora vemos é como uma imagem confusa num espelho, mais depois veremos face a face. Agora conheço somente em parte, mas depois conhecerei completamente, assim como sou conhecido por Deus. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém, o maior desses é o amor. I Coríntios cap. 13 |
13
CURIOSIDADES BÍBLICAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é despertar no adolescente o interesse pelo estudo da Palavra de Deus.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Não existe limite de tempo para esta atividade.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 25 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Bíblia, papel e lápis.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador entregará uma lista de perguntas para ser pesquisada na Bíblia durante a semana. No dia marcado para a entrega da tarefa, aquele que entregar de forma correta deve ganhar pontos.
CONCLUSÃO
Após várias semanas de execução desta atividade, o facilitador deverá dar prêmios como incentivo para aqueles que fizerem o maior número de pontos.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA DINÂMICA “CURIOSIDADES BÍBLICAS” 1 – QUAL A MULHER QUE FICOU VIÚVA POR APENAS TRÊS HORAS? POR QUÊ? 2 – QUANTAS VEZES APARECE A PALAVRA “ESPÍRITO SANTO” NO ANTIGO TESTAMENTO, E ONDE ESTÁ ESCRITO? 3 – EM QUE LUGAR OS DISCÍPULOS FORAM CHAMADOS CRISTÃOS PELA PRIMEIRA VEZ? 4 – QUANTAS VEZES JESUS APARECEU AOS DISCÍPULOS APÓS SUA RESSURREIÇÃO? 5 – A QUEM JESUA APARECEU PRIMEIRO APÓS SUA RESSURREIÇÃO? 6 – QUAL O DISCIPULO A QUEM JESUS MAIS AMAVA? 7 – QUEM FOI COLOCADO NA ILHA DE PATMOS PARA SER DEVORADO PELAS FERAS POR ANUNCIAR O EVANGELHO? 8 – QUANTOD DISCÍPULOS ESTAVAM NO CENÁCULO NO DIA DE PENTECOSTES? 9 – QUAL O HOMEM QUE FERIU MIL HOMENS COM UMA QUEIXADA DE JUMENTOS? 10 – QUEM FOI O REI MAIS NOVO DE JUDÁ E COM QUANTOS ANOS COMEÇOU A GOVERNAR? 11 – QUEM FOI O REI QUE CELEBROU A MAIOR PÁSCOA DA HISTÓRIA DE ISRAEL DESDE OS DIAS DO PROFETA SAMUEL? 12 – QUEM FOI O HOMEM QUE CONSTRUIU A PRIMEIRA TENDA? 13 – QUEM FOI O PRIMEIRO HOMEM QUE CRIOU GADO? 14 – QUEM FOI O MESTRE DE TODA OBRA DE COBRE? 15 – QUEM FOI O PAI DOS QUE TOCAM HARPA E ORGÃO? 16 – QUAIS OS HOMENS QUE NUNCA PROVATAM A MORTE? 17 – QUAL O HOMEM QUE MAIS VIVEI NA TERRA E QUANTOS ANOS TINHA QUANDO MORREU? 18 – DE QUE FORMA ELIAS SUBIU AO CÉU? 19 – COMO SE CHAMAVA O MONTE ONDE A ARCA DE NÓE REPOUSOU? 20 – QUANTOS DIAS SE PASSARAM PARA AS ÁGUAS DO DILÚVIO SECAREM? 21 – QUEM FOI A MULHER QUE FICOU CONVERTIDA NUMA ESTÁTUA DE SAL AO DESOBEDECER A DEUS? 22 – QUANTOS FILHOS TEVE JACÓ E COMO SE CHAMAVAM? 23 – QUEM FOI O HOMEM QUE POSSUIU TRÊS NOMES? 24 – QUANTOS ANOS O POVO DE ISRAEL VIVEU NO EGITO? 25 – EM QUE MONTE AS TÁBUAS DA LEI FORAM ESCRITAS? 26 – QUAIS OS OBJETOS QUE SE ENCONTRAM NO INTERIOR DA ARCA DO CONCERTO? 27 – QUEM FOI A MULHER QUE TORNOU-SE JUÍZA EM ISRAEL? 28 – QUEM FOI O HOMEM MAIS SÁBIO DA TERRA? 29 – QUEM FOI A MULHER QUE ARRISCOU SUA VIDA PARA SLAVAR O SEU PPOVO? 30 – ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O HOMEM FUGIU NÚ? 31 – QUANTAS E QUAIS FORAM AS PRAGAS DE DEUS SOBRE O EGITO? 32 – QUAL O REI QUE VENCEU UMA GUERRA COM O LOUVOR? 33 – QUAL O REI QUE POSSUIU O MAIOR NÚMERO DE MULHERES E CONCUBINAS? QUANTAS ERAM NO TOTAL? 34 – QUAL O MAIOR VERSÍCULO DA BÍBLIA? 35 – QUANTOS PRÓVERBIOS ESCREVEU SALOMÃO E QUAL O NOME DOS SEUS CÂNTICOS? 36 – QUEM FOI O PROFETA QUE JEJUOU 40 DIAS? 37 – QUANTAS VEZES ENCONTRAMOS A EXPRESSÃO “NÃO TEMAS” NA BÍBLIA? 38 – QUE HOMEM FOI SUSTENTADO POR U CORVO? 39 – QUE HOMEM FOI MORDIDO POR UMA VÍBORA E NÃO MORREU? 40 – QUEM FOI O HOMEM QUE FINGIU SER UM LOUCO PARA NÃO MORRER? RESPOSTAS DAS PERGUNTAS DA DINÂMICA “CURIOSIDADES BÍBLICAS” 1 – SAFIRA – A MULHER DE ANANIAS AT.. 5.7 2 – TRÊS VEZES SL. 51.11; Is. 63.10,11 3 – ANTIOQUIA At. 11.26 4 – ONZE VEZES 5 – MARIA MADALENA Jo. 20. 1-18 6 – JOÃO Jo. 13.23; Jo. 21.20-24 7 – JOÃO Ap. 1.9 8 – CERCA DE 120 PESSOAS At. 1.15 9 – SANSÃO Jz. 15.16 10 – JOÁS – 7 ANOS II Cr. 24.1 11 – JOSIAS II Cr. 35.18 12 – JABAL Gn. 4.20 13 – JABAL Gn. 4.20 14 – TUBAL – CAIM Gn. 4.20 15 – JUBAL Gn. 4.20 16 – ENOQUE E ELIAS Gn.5.24; II Rs. 2.11 17 – MATUSALÉM – 969 ANOS Gn. 5.27 18 – NUM REDEMOINHO II Rs. 2.11 19 – MONTE ARARÁ Gn. 8.4 20 – 150 DIAS Gn. 8.3 21 – A MULHER DE LÓ Gn. 19.26 22 – 12 FILHOS – RUBENS, SIMEÃO, LEVI, JUDÁ, DÃ, NAFTALI, GADE, ASER, ISSACAR, ZEBULOM, JOSÉ E BENJAMIM. Gn. 30.1-26 23 – JACÓ Gn. 27.6,19; 32.28 24 – CERCA DE 400 ANOS Gn. 15.13,14 25 – MONTE SINAI Ex. 19 E 20 26 – AS TÁBUAS DA LEI, UM VASO COM MANÁ E VARA DE ARÃO QUE HAVIA FLORESCIDO. Hb. 9.4 27 – DÉBORA Jz. 4.4 28 – SALOMÃO I Rs. 4.29-34 29 – ESTER Et. 4.16,17 30 – Mc. 14.51 31 – 10 PRAGAS 1 – AS ÁGUAS TORNAM-SE EM SANGUE 2 – A PRAGA DAS RÃS 3 – A PRAGA DOS PIOLHOS 4 – A PRAGA DAS MOSCAS 5 – A PRAGA DA PESTE NOS ANIMAIS 6 – A PRAGA DAS ÚLCERAS 7 – A PRAGA DA SARAIVA 8 – A PRAGA DOS GAFANHOTOS 9 – A PRAGA DAS TREVAS 10 – A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS Ex. Caps. 7 a 12 32 – JOSAFÁ II Cr. 20 33 – SALOMÃO – 700 MULHERES E 300 CONCUBINAS I Rs 4.32 34 – Et. 8. 9 35 – 3.000 PROVÉRBIOS E 1.005 CÂNTICOS I Rs. 4.32 36 – ELIAS II Rs. 19.8 37 – 366 VEZES – UMA PARA CADA DIA DO ANO, ATÉ MESMO PARA O ANO BISSEXTO. 38 – ELIAS I Rs. 17 39 – PAULO At. 28 40 – DAVI I Sm. 21. 10-15 |
14
PESQUISANDO A BÍBLIA
OBJETIVO, LOCAL, TEMPO, TAMANHO DO GRUPO E MATERIAL NECESÁRIO.
O objetivo, local, tempo, tamanho do grupo e o material necessário são os mesmos da dinâmica anterior.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador dará um tema para ser pesquisado durante a semana. No dia marcado para a entrega da tarefa, aquele que entregar de forma correta deve ganhar pontos.
CONCLUSÃO
Após várias semanas de execução desta atividade, o facilitador deverá dar prêmios como incentivo para aqueles que fizerem o maior número de pontos.
SUGESTÕES DE ASSUNTOS PARA PESQUISA QUE PODEM SER USADOS NA DINÂMICA “PESQUISANDO A BÍBLIA” 1 – AS FESTAS TRADICIONAIS DE ISRAEL – PÁSCOA, TABERNACULOS E PENTECOSTES. 2 – OS MILAGRES DE JESUS 3 – OS ANJOS 4 – AS PARÁBOLAS DO ANTIGO TESTAMENTO 5 – O CALENDÁRIO JUDAICO 6 – OS REINOS DE ISRAEL E JUDÁ 7 – BIBLIOGRAFIAS DE GRANDES HOMENS DE DEUS 8 – OS HERÓIS DA FÉ 9 – O DIA DA EXPIAÇÃO 10 – E ÊXODO 11 – OS FARAÓS 12 – AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DE PAULO 13 – PESO E MEDIDAS NA BÍBLIA 14 – MONTANHAS NA BÍBLIA 15 – MOEDAS NA BÍBLIA 16 – RIOS DA BÍBLIA 17 – SACRIFÍCIOS 18 – O SERMÃO DO MONTE 19 – O TABERNÁCULO 20 – INSTRUMENTOS MUSICAIS |
15
DEUS E AS RIQUEZAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre Deus e as riquezas.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Para esta atividade não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “DEUS E AS RIQUEZAS” – Mt. 6. 24-34, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto “DEUS E AS RIQUEZAS” para os componentes do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente, grifando os pontos principais, fazendo em seguida um comentário.
CONCLUSÃO
Após a leitura do texto em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto.
Texto para reflexão DEUS E AS RIQUEZAS Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois detestará um e gostará do outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Por isso eu digo a vocês: Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que as roupas vejam os passarinhos que voam por aí: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em depósitos. No entanto, o Pai que está no céu dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Nenhum de vocês pode viver alguns anos a mais por se preocupar com isso. E por que vocês estão preocupados com as roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo que hoje floresce e amanhã desaparece, queimada no forno. Então, é claro que Deus vestirá também vocês, quem têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: “Onde é que vou arranjar comida, bebida e roupas”? Os pagãos estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que é justo, e Ele lhes dará todas as outras coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas dificuldades. Mateus 6.24-34 |
16
QUEM É O PERSONAGEM? I
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é despertar no adolescente o interesse pelo estudo da Palavra de Deus.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Não há limite de tempo. A atividade dura até que o grupo perca o interesse.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 25 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
Um voluntário retira-se da sala, enquanto o grupo escolhe um personagem bíblico, e durante cinco minutos, discute suas características. a pessoa ausente retornará a sala e terá de descobrir quem é o personagem por meio das suas características. o participante terá três chances. Se errar, pagará uma prenda.
CONCLUSÃO
O exercício continua com outros participantes e outros personagens bíblicos até que o grupo não tenha mais interesse.
17
QUEM É O PERSONAGEM? II
OBJETIVO, LOCAL, TEMPO E TAMANHO DO GRUPO.
O objetivo, local, tempo e tamanho do grupo são os mesmos da dinâmica anterior.
DESENVOMVIMENTO
Um voluntário retira-se da sala, enquanto o grupo escolhe um personagem bíblico. A pessoa ausente retornará a sala e terá dois minutos para descobrir quem é esse personagem por meio das suas características. O grupo terá apenas que dizer SIM ou NÃO. Por exemplo, se o personagem escolhido foi o profeta Elias, o participante poderia perguntar: “O personagem comia gafanhotos e mel silvestre?” O grupo responderia SIM e assim sucessivamente. Quando a pessoa achar que já sabe quem é o personagem, dirá o seu nome. Haverá apenas três chances. Não acertando ou terminando os dois minutos a pessoa pagará uma prenda.
CONCLUSÃO
O exercício continua com outros participantes, até que o grupo não tenha mais interesse.

DINÂMICAS QUE DESENVOLVEM O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E PROPORCIONAM ESTABILIDADE SOCIAL E EMOCIONAL

18
SOBRE GANSOS E EQUIPES
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre o valor do trabalho em equipe, a união e a solidariedade.
LOCAL
Esta atividade pode ser desenvolvida numa igreja, durante a escola Dominical, um retiro, etc.
TEMPO
Esta dinâmica dura em média 30 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “Sobre Gansos e Equipes”, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto “Sobre Gansos e Equipes” para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Em seguida pedirá a todos que leiam o texto silenciosamente, grifando os pontos principais e fazendo um comentário por escrito.
CONCLUSÃO
Após uma leitura em voz alta por um membro do grupo haverá um debate em torno do assunto.
Texto para reflexão SOBRE GANSOS E EQUIPES Quando você vê gansos voando em formação “V”, você pode ficar curioso quanto às razões pelas quais escolhem voar dessa forma. A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas: 1 – FATO: À medida que cada ave bate as suas asas, é criada uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que voaria se cada ave voasse isoladamente. VERDADE – Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chega mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança uma das outras. 2 – FATO: Sempre que um ganso sai de formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só; rapidamente, ele retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à frente. VERDADE – Existe força, poder e segurança em grupo, quando viajando na mesma direção com pessoas que compartilham um objeto comum. 3 – FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro ganso assume a ponta. VERDADE – È vantajoso o revezamento, quando se necessita fazer um trabalho árduo. 4 – FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manter o ritmo e a velocidade. VERDADE – Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento. 5 – FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três juntando-se a outra formação, até encontrarem o seu grupo original. VERDADE – Precisamos ser solidários nas dificuldades. Vamos procurar nos lembrar mais frequentemente de dar um “grasnado” de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade. |
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EU TENHO VALOR
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é trabalhar a auto-estima do grupo, ajudando cada pessoa a descobrir o seu valor pessoal.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta dinâmica não existe limite de pessoas.
MATERIALA NECESSÁRIO
Textos: Nº. 01 “Xu Txnho Valor” e Nº 02, “Eu Tenho Valor”, e lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto Nº o1, “Xu Txnho Valor”, e pedirá que todos decifrem o que o texto está dizendo. Em seguida, um componente do grupo o deverá ler em voz alta e dizer o que observou. Logo após, o facilitador entregará a cada pessoa o texto Nº 02 “Eu Tenho valor” e pedirá a todos que o leiam silenciosamente, grifando os pontos principais, fazendo um comentário em seguida.
CONCLUSÃO
Após uma leitura do texto em voz alta por um membro do grupo, haverá uma discussão em torno do assunto.
TEXTO nº 01 Texto para reflexão XU TXNHO VALOR Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla. Há 42 txclas que funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça. Txmos o cuidado para qux nosso grupo sxja como xssa máquina dx xscrxvxr x que todos os sxus mxmbros trabalhxm como dxvxm. Comprxxndxmos qux, para um grupo podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa dx todos os sxus mxmbros. Sxmprx qux vocx pensar qux não prxcisam dx vocx, lembrx-sx da minha vxlha, máquina dx xscrxvxr e diga a si próprio: “xu sou uma das teclas importantxs nas nossas atividadxs x os mxus sxrviços são muito nxcxssários”. Obs.: Este texto deve ser datilografado ou xerografado para ser entregue a cada componente do grupo. TEXTO nº 02 Texto para reflexão EU TENHO VALOR Apesar de minha máquina de escrever ser um modelo antigo, funciona bem, com exceção de uma tecla. Há 42 teclas que funcionam bem, menos uma, e isso faz uma grande diferença. Temos o cuidado para que nosso grupo seja como essa máquina de escrever e que todos os seus membros trabalhem como devem. Compreendemos que, para um grupo poder progredir eficientemente, precisa da participação ativa de todos os seus membros. Sempre que você pensar que não precisam de você, lembre-se da minha velha, máquina de escrever e diga a si próprio: “Eu sou uma das teclas importantes nas nossas atividades e os meus serviços são muito necessários”. Obs.: Este texto deve ser datilografado ou xerografado para ser entregue a cada componente do grupo |
20
DESCRIMINAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é proporcionar ao grupo uma reflexão sobre a discriminação social e melhorar o relacionamento interpessoal dos seus membros.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Fitas de papel, hidrocor e fita adesiva.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade divide-se m cinco etapas:
1ª ETAPA
O facilitador deverá relacionar uma lista de pessoas que comumente são discriminadas pela sociedade, por exemplo: a prostituta, o homossexual, a mãe solteira, o viciado em drogas, o deficiente físico, o alcoólatra, etc., e distribuirá os nomes da lista por fitas de papel.
2ª ETAPA
O facilitador colocará a fita na testa da pessoa sem que ela perceba o nome que está escrito.
3ª ETAPA
As pessoas que estão com fitas na testa deverão sentar de frente para o grupo.
4ª ETAPA
O grupo deverá fazer perguntas a essas pessoas durante algum. As perguntas deverão se relacionar com o que a pessoa está representando.
5ª ETAPA
A pessoa que está com a fita deverá descobrir o que está escrito.
CONCLUSÃO
No final o grupo fará um debate sobre a discriminação social.
21
DESENHANDO UMA FIGURA HUMANA
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a refletir sobre o valor do trabalho em equipe e a importância da comunicação, união e participação.
LOCAL
Sala ampla com mesas e cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser formado de no máximo 20 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Cartolinas, lápis hidrocor, tesouras, cola, fita adesiva.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade divide-se em quatro etapas.
1ª ETAPA
O facilitador dividirá o grupo em duas equipes. Ambas deverão realizar os trabalhos separadamente, de forma que haja comunicação entre os membros da equipe Nº 01 e nº 02.
2ª ETAPA
Equipe Nº 01
O facilitador entregará a esta equipe uma folha de cartolina e pedira aos seus membros que desenhem nessa folha uma figura humana; cada pessoa fará uma parte do corpo.
Equipe Nº 02
O facilitador entregará a esta equipe uma folha de cartolina para cada componente, que terá de desenhar uma parte do corpo humano de sua preferência. No final, todos recortarão seus desenhos e colocarão numa folha inteira tentando formar uma figura humana.
Obs.: Cada pessoa só poderá desenhar uma parte do corpo. Não importa se o outro também tenha escolhido a mesma. Em geral, essa equipe produzirá uma figura humana incompleta, desproporcional, uma verdadeira aberração, enquanto a outra atingirá o objetivo.
3ª ETAPA
Cada equipe fará a exposição do seu trabalho.
4ª ETAPA
O facilitador encaminhará o grupo a uma discussão, levantando as seguintes questões: “Qual das equipes alcançou o objetivo?”. Porque a equipe Nº 02 não conseguiu?”“
CONCLUSÃO
Concluindo, o facilitador falará sobre o valor do trabalho em equipe e a importância da comunicação, união e participação.
22
DESCUBRA QUEM SOU EU
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair e melhorar o relacionamento interpessoal do grupo.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 45 minutos
TAMANHO DO GRUPO
O grupo deve ser formado de no máximo 20 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador escreverá em pedaços de papel cinco características de cada componente do grupo e as colocará em balões (bolas de sopro). O número de balões deverá ser correspondente ao número de participantes. Em cada balão haverá as características de um componente do grupo.
Os balões serão soltos. Cada pessoa deverá pegar um balão, estourar e descobrir quem é a pessoa pelas suas características, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir acertar.
CONCLUSÃO
No final, todos compartilharão a experiência.
23
AJUDANDO NAS DIFICULDADES
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é auxiliar os membros do grupo nas suas dificuldades, desenvolvendo o relacionamento interpessoal.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura, em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 20 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O grupo deverá ser dividido em duplas. Durante quinze minutos cada pessoa falará para o seu parceiro as suas principais dificuldades. Em seguida, o parceiro apresentará ao grupo as dificuldades do colega. Após esse relato, o grupo deverá apresentar propostas para a solução dessas dificuldades.
CONCLUSÃO
No final, cada pessoa compartilhará como se sentiu.
24
OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre a importância das relações humanas.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta dinâmica não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “Os Dez Mandamentos das Relações Humanas”, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto: “Os Dez Mandamentos das Relações Humanas” para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente, grifando os pontos principais e fazendo em seguida um comentário por escrito.
CONCLUSÃO
Após uma leitura do texto em voz alta por um membro do grupo haverá um debate em torno do assunto.
Texto ara reflexão OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS 1 – FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animador quando uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”. 2 – SSORIA para as pessoas. Lembre-se de que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. 3 - CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos é ouvir o seu próprio nome. 4 – SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo. 5 – SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade; tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer. 6 – INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros. 7 – SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar e elevar os outros, além de dar-lhes confiança. 8 – SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu o do outro, e o lado de quem está certo. 9 – PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar. 10 – PROCURE aprender um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. |
25
APRENDA MEU NOME
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é promover a socialização do grupo, levando cada pessoa a aprender o nome dos colegas.
LOCAL
Sala de aula, retiro, de preferência num grupo em que as pessoas não se conhecem.
TEMPO
Esta dinâmica dura em média 20 minutos.
MATERIAL NECESSÁRIO
Uma bola ou algum objeto leve que possa substituí-la.
DESENVOLVIMENTO
O grupo se posicionará de pé, em círculo. Cada pessoa pronunciará o seu nome. Em seguida, o facilitador entregará uma bola ou um objeto que a substitua e a (o) entregará a um componente do grupo que dirá o nome de uma pessoa e passará a bola para ela. Esta pessoa fará o mesmo. Quando acontecer de alguém não se lembrar do nome, perguntará, pronunciará e jogará a bola para essa pessoa.
CONCLUSÃO
Ao concluir, o facilitador perguntará como cada um se sentiu.
26
PRAZER EM CONHECER
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é promover um melhor entrosamento no grupo.
LOCAL
Esta atividade é excelente para se realizada na Escola Bíblica Dominical, numa conferência, etc.
TEMPO
Esta dinâmica dura em média de 5 a 10 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Este exercício pode ser realizado em qualquer grupo independentemente do seu tamanho. De preferência num grupo desconhecido ou sem entrosamento.
DESEMVOLVIMENTO
O facilitador avisará que contará de um até três; logo após cada pessoa deverá olhar para o companheiro (a) que está á sua direita e procederá como se a estivesse conhecendo nesse momento. O facilitador dirá: “Qual seria sua atitude se você não conhecesse esta pessoa que está ao seu lado e tivesse de apresentar-se a ela?”.
CONCLUSÃO
Haverá bastante descontração no grupo, e as pessoas começarão a se entrosar melhor.
27
QUE BOM TE CONHECER
OBJETIVO, LOCAL, TEMPO, TAMANHO DO GRUPO.
O objetivo, o local, o tempo e o tamanho do grupo são os mesmos da dinâmica anterior.
DESENVOLVIMENTO
Esta dinâmica pode ser realizada junto com a anterior.
O facilitador avisará que contará de um até três; logo após, cada pessoa deverá olhar para o companheiro (a) que está á sua direita e procederá como se esta pessoa fosse um amigo (a) bastante íntimo e fizesse bastante tempo que ambos não se encontram. O facilitador dirá: “Qual seria sua atitude se você encontrasse um amigo íntimo que há muito tempo não via? Proceda o mesmo com a pessoa que está do seu lado direito”.
CONCLUSÃO
Haverá bastante descontração no grupo, além de um melhor entrosamento.
28
MUDANDO DE LUGAR
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é desenvolver melhor o relacionamento interpessoal no grupo.
LOCAL
Esta atividade, com um grande grupo de adolescentes, pode ser desenvolvida num auditório ou na igreja.
TEMPO
Esta dinâmica dura em média 05 a 10 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta atividade não existe limite de pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador pedirá que cada pessoa se levante do seu lugar e sente-se ao lado de uma pessoa que não conheça, cumprimentando-a, apresentando-se a ela, procurando conhecê-la.
CONCLUSÃO
Após esta atividade, o grupo certamente estará com mais afinidade.
29
DESCOBRINDO AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES NAS RELAÇÕES HUMANAS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é levar o grupo a uma reflexão sobre a importância das relações humanas.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Para esta atividade não existe limite de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto: “Relações Humanas”, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá o texto: “Relações Humanas” para cada componente do grupo, além de uma folha de papel e lápis. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente o texto grifando os pontos principais, fazendo em seguida um comentário por escrito.
CONCLUSÃO
Após uma leitura do texto em voz alta por um membro do grupo, haverá um debate em torno do assunto.
Texto Para Reflexão RELAÇÕES HUMANAS 1 – As seis palavras mais importantes: ADMITO QUE O ERRO FOI MEU. 2 – As cinco palavras mais importantes: VOCE FEZ UM BOM TRABALHO. 3 – As quatro palavras mais importantes: QUAL A SUA OPINIÃO? 4 – As três palavras mais importantes: FAÇA O FAVOR. 5 – As duas palavras mais importantes: MUITO OBRIGADO. 6 – A palavra mais importante: NÓS. 7 – A palavra menos importante: EU. |
30
TROCANDO CARTÕES
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é desenvolver a criatividade do grupo, facilitando o processo de socialização.
LOCAL
Sala ampla e cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 90 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 25 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Cartolina, lápis, revista, cola, tesoura, lápis de cor, fita, etc.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador distribuirá para o grupo cartolina, lápis, revista, cola, tesoura, lápis de cor, fita, etc. e pedirá que cada pessoa escolha uma ou mais pessoas no grupo e prepare para ela (s) cartões de felicitações.
No momento da entrega, cada um deverá dirigir-se à pessoa que escolheu, obedecendo a uma seqüência pré-determinada, e entregará o seu cartão.
CONCLUSÃO
Esta atividade encerra-se com cada pessoa falando como se sentiu.
31
FORMANDO GRUPOS
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo e melhorar o relacionamento entre os seus membros.
LOCAL
Sala ampla sem cadeiras ou ao ar livre.
TEMPO
Não existe limite de tempo. Atividade durará até que o grupo perca o interesse.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no mínimo 20 pessoas e no máximo 40.
DESENVOLVIMENTO
O grupo inicia esta atividade caminhando em círculo, batendo palmas. Em dado momento o facilitador pedirá ao grupo que forme equipes de três, cinco, ou mais pessoas. Todos deverão estar atentos ao número solicitado. À medida que os subgrupos forem sendo formados, os componentes segurarão nas mãos uns dos outros. Aqueles que ficarem de fora saem da brincadeira.
CONCLUSÃO
A atividade continua, até que o grupo perca o interesse.
32
PROIBIDO RIR
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, promovendo maior socialização entre os seus membros.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Não existe limite de tempo, atividade durará até que o grupo perca o interesse.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 20 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
O grupo sentará em forma de círculo. Uma pessoa iniciará dizendo, “Oi!” para o seu colega da direita; este, por sua vez, dirá: “Oi!”, “Oi!”. O próximo continua dizendo “Oi!”, “Oi!”, “Oi!”, e assim sucessivamente.
É proibido rir durante a brincadeira. Quem rir sai fora.
CONCLUSÃO
A atividade durará enquanto o grupo tiver motivação.
33
QUEM É O MEU PARCEIRO?
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é desenvolver no grupo melhor relacionamento interpessoal, proporcionando a aproximação entre pessoas que não tenham muita afinidade.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade deve durar aproximadamente 30 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado por um número par de pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Recortes de jornais ou revistas, fotografias, anúncios, avisos e duas caixas.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador recolhe recortes de jornais ou revistas, fotografias, anúncios, avisos, etc. e em seguida divide cada recorte ao meio e os coloca em caixas separadas. Em seguida cada pessoa deve dirigir-se a uma das caixas e retirar uma das partes. O número de partes tem de ser igual ao número de participantes. Em continuação, cada participante procurará encontrar a pessoa que é possuidora da outra metade, formando duplas. As duplas acomodar-se-ão e durante dez minutos procurarão conversar entre si.
CONCLUSÃO
No final, cada pessoa contará para o grupo como se sentiu.
34
QUEBRANDO O GELO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é despertar a atenção do grupo, criando um impacto mediante uma encenação.
LOCAL
Esta dinâmica é excelente para ser realizada numa conferencia ou numa aula, num momento de dispersão do grupo.
TEMPO
Esta atividade dura em média 5 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
Este exercício pode ser realizado em qualquer grupo independentemente do seu tamanho.
DESENVOLVIMENTO
O conferencista ou professor pára de imediato a preleção e fala com intrepidez: “Vocês não estão suficientemente interessados. Chega de fazer o papel de bobo! Vocês são desatenciosos e irresponsáveis. Estou cansado do mau comportamento de vocês. Caso não tomem maior seriedade, paro agora mesmo a preleção”.
Após alguns segundos de pausa, o conferencista dirá que estava dramatizando a fim de ver a reação do grupo.
CONCLUSÃO
O grupo ficará mais atento e bastante descontraído.
35
CAIXINHA DE SURPRESAS I
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, promovendo maior socialização entre os seus membros.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Tornos de madeira, borracha, caixas, papel de presente e fita adesiva.
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade é excelente para ser realizada numa brincadeira de amigo secreto, numa confraternização ou num aniversário.
A pessoa escolhida, sem saber do que se trata, receberá uma caixa grande enrolada com papel de presentes. Ao desenrolar, encontrará outra caixa menor enrolada com papel de presentes e assim sucessivamente até encontrar uma última que terá dois pedaços de madeira presos a uma borracha que saltará das mãos da pessoa, assustando-a.
Veja na folha de instruções como preparar a caixinha de surpresas.
CAIXINHA DE SURPRESA I
No final, todos compartilharão como foi a experiência.
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FOLHA DE INSTRUÇÕES
1 – Pegue dois pedaços de madeira de no máximo 10 cm e pregue uma tira de borracha.
2 – Estique a borracha.

3 – Gire os tornos em direção da borracha.

4 – Gire novamente os tornos juntando-os.

5 – Segure firmemente e enrole com um papel, de forma que fique bem preso.
6 – Coloque numa caixa pequena e enrole com papel de presente.
7 – Coloque esta caixa numa caixa maior e enrole com papel de presentes e assim sucessivamente até se tornar um presente grande e destacado.
36
CAIXINHA DE SURPRESAS II
OBJETIVO, LOCAL, TEMPO E TAMANHO DO GRUPO
O objetivo, o local, o tempo e o tamanho do grupo, são os mesmos da dinâmica anterior.
MATERIAL NECESSÁRIO
Caixas, papel de presentes, fita adesiva e algum objeto usado (cueca, meia, etc.).
DESENVOLVIMENTO
O procedimento é o mesmo da dinâmica anterior. A pessoa escolhida, sem saber do que se trata, receberá uma caixa grande enrolada com papel de presentes. Ao desenrolar, encontrará outra caixa menor enrolada com papel de presentes e assim sucessivamente até encontrar uma última que terá um objeto usado (cueca ou meia velha e rasgadas, etc.).
CONCLUSÃO
No final todos compartilharão como foi a experiência.
37
BOMBOM RECHEADO
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, promovendo maior socialização entre seus membros.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 15 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 20 pessoas.
MATRIAL NECESSÁRIO
Bombons, pó de café.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador deverá abrir alguns chocolates, perfurá-los e colocar dentro deles pó de café. Em seguida, deverá enrolá-los bem, de forma que não se perceba que eles foram abertos antes.
Três ou quatro pessoas voluntárias sairão da sala enquanto o facilitador passa para o grupo as instruções.
Os voluntários deverão responder três perguntas fáceis. O grupo poderá ajudá-los. No final, eles receberão um chocolate como recompensa. Todo o grupo saberá que os chocolates estão recheados com pó de café, exceto aqueles que responderam as perguntas.
Obs.: O facilitador deverá evitar que pessoas muito sensíveis, que se ofendam com facilidade, participem da brincadeira.
CONCLUSÃO
O grupo se descontrairá com a reação das pessoas ao comerem os chocolates.
38
CARGA ELÉTRICA
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, promovendo maior socialização entre os seus membros.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 10 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 30 pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Um voluntário se retira da sala enquanto o facilitador passa as instruções para o grupo, que deverá sentar-se em forma de círculo. O facilitador escolherá alguém no grupo que terá uma “carga elétrica”. A pessoa que se ausentou da sala colocará, ao retornar, as mãos na cabeça de cada componente do grupo. No momento em que ela colocar as mãos sobre a pessoa que possuir a “carga elétrica”, todos gritarão de uma só vez. Após as instruções o voluntário é chamado, e o facilitador dirá: “Alguém no recinto possui uma ‘carga elétrica’; tente descobrir quem; assim que encontrar a pessoa, avise-nos”.
CONCLUSÃO
O grupo se descontrairá com a reação da pessoa. No final todos compartilharão a experiência.
39
QUE ANIMAL ESCOLHI?
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, ajudando no processo de inter-relacionamento.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 30 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o gruo seja formado de no máximo 20 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
Antes de iniciar esta atividade, o facilitador escreverá em pedaços de papel algumas tarefas que servirão de prendas para os que errarem. Essas tarefas devem ser sugeridas pelo grupo.
Inicialmente o grupo deverá ser dividido em duplas. Cada dupla terá dois minutos para definir os papéis que serão desempenhados entre si. Uma das pessoas escreverá, sem que a outra saiba, o nome de um animal. A outra terá um minuto para descobrir o seu nome, fazendo perguntas. Por exemplo: “Esse animal tem pêlos?”. “É um animal doméstico?”; etc. a pessoa que fez a pergunta só poderá responder SIM ou NÃO. Haverá três chances. Mesmo errando, a pessoa continuará perguntando até acertar. Errando as três tentativas ou se esgotando o tempo pré-estabelecido, ela pagará uma prenda.
Quando todas as duplas tiverem participado, haverá uma inversão de papéis. Quem fez a pergunta escreverá o nome e vice-versa.
CONCLUSÃO
No final todas compartilharão a experiência.
40
O DETETIVE, O ASSASSINO E AS VÍTIMAS.
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo, promovendo maior socialização entre os seus membros.
LOCAL
Esta atividade é excelente para ser realizada num acampamento.
TEMPO
Não existe limite de tempo. A atividade durará até que o grupo perca o interesse.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 16 pessoas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Pedaços de papel para sorteios.
DESENVOLVIMENTO
Haverá um detetive um assassino e as vítimas. Cada pessoa deverá desempenhar seu papel sem que as outras percebam. O detetive terá de descobrir quem é o assassino. O assassino matará suas vítimas com um piscar de olhos. Cada vítima que receber o piscar de olhos do assassino dirá: “Morri” e sairá da brincadeira.
Para iniciar, o facilitador escreverá num pedaço de papel a palavra DETETIVE; noutro papel, ASSASSINO e, nos demais, de acordo com o número de participantes, a palavra VÍTIMA. Em seguida fará um sorteio iniciando a brincadeira.
Todas as vezes que o detetive descobrir quem é o assassino, a brincadeira termina, iniciando-se novo sorteio.
CONCLUSÃO
No final todos compartilharão a experiência.
41
A MELHOR DECLARAÇÃO DE AMOR
ABJETIVO
O objetivo desta dinâmica é desenvolver melhor o relacionamento interpessoal no grupo.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Esta atividade dura em média 60 minutos.
TAMANHO DO GRUPO
O ideal é que o grupo seja formado de no máximo 20 pessoas, sendo 10 meninos e 10 meninas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO
O grupo será dividido em duplas, sendo um menino e uma menina. As duplas poderão ser formadas por sorteios. Ou aleatoriamente. Cada pessoa escreverá num papel uma declaração de amor para o parceiro (a). Logo após, fará a leitura em voz alta para o grupo, olhando para a pessoa.
CONCLUSÃO
No final, o grupo julgará qual foi a melhor declaração.
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HISTÓRIA SEM FIM
OBJETIVO
O objetivo desta dinâmica é descontrair o grupo e facilitar o processo de socialização.
LOCAL
Sala ampla com cadeiras.
TEMPO
Não existe limite de tempo. A atividade durará até que alguém no grupo descubra a charada.
TAMANHO DO GRUPO
Não existe limite de pessoas para esta dinâmica.
DESENVOLVIMENTO
O facilitador escolherá alguém no grupo e lhe contará a seguinte história: “havia três irmãos: PITA, PEPITA e REPITA; morreram PITA e PEPITA, quem ficou? O participante responderá: REPITA. O facilitador dirá “Você não entendeu?”“. E repetirá a mesma história para outra pessoa. Cada vez que a participante disser REPITA, o facilitador repetirá a história, até que alguém “mate a charada”.
CONCLUSÃO
No final o grupo dirá como foi a experiência.
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